Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 22° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Saúde


Peixe na Quaresma: por que o consumo aumenta nesse período?



foto: Catacra Livre

Com a Quaresma, período religioso que antecede a Páscoa, o consumo de peixe tende a aumentar significativamente no Brasil. Esta tradição está enraizada em práticas religiosas e culturais, que recomendam a abstinência de carne vermelha em determinados dias.

Durante os 40 dias, muitos fiéis optam por substituir a carne por peixe em suas refeições, buscando cumprir os preceitos religiosos e também adotar uma alimentação mais leve e saudável. Esse aumento na demanda por peixes é notável tanto nos mercados e peixarias quanto nos restaurantes e lanchonetes que oferecem pratos à base de peixe.

Além do aspecto religioso, o peixe é uma opção nutritiva e versátil, sendo uma excelente fonte de proteínas, vitaminas e minerais. Seu consumo regular pode trazer diversos benefícios para a saúde, como a melhoria da saúde cardiovascular, a redução do colesterol e o fortalecimento dos ossos.

No Brasil, alguns tipos de peixe são especialmente populares, como a tilápia, o bacalhau, a pescada, o salmão e a sardinha. Esses peixes são amplamente utilizados em receitas tradicionais, como moquecas, ensopados, assados e grelhados, proporcionando uma variedade de sabores e preparações para os consumidores.

Diante desse aumento sazonal na demanda por peixe, produtores, pescadores, comerciantes e restaurantes se preparam para atender à crescente procura, garantindo o abastecimento do mercado e oferecendo produtos frescos e de qualidade aos consumidores.

Assim, o aumento do consumo de peixe durante a Quaresma não apenas reflete aspectos culturais e religiosos, mas também promove uma alimentação mais equilibrada e saudável para aqueles que optam por seguir essa tradição milenar.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 20/03/2024 - 20:20


Comente esta Notícia