Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 17° Agora: 17° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Comunidade


Semana Santa em Lafaiete: paróquias terão ampla programação

Celebrações devem exaltar a Paixão de Cristo e reforçar os laços de fé dos católicos; os atos têm início no dia 24, Domingo de Ramos



divulgação/Paróquia São Sebastião

A Semana Santa, muito mais do que um feriado prolongado, é um período de fé e devoção para os católicos. O papa Francisco, na última celebração de Domingo de Ramos, explicou que viver as tradições da Igreja, durante a semana, é um ato de amor cristão: “aprendamos com a nossa Mãe, a Santíssima Virgem Maria: ela seguiu o seu Filho com a proximidade do seu coração; ela era um só espírito com Ele e, embora não entendesse tudo, se entregava junto com Ele, totalmente, à vontade de Deus Pai. Que Nossa Senhora nos ajude a estar perto de Jesus presente nas pessoas que sofrem, que são descartadas, abandonadas. Que Nossa Senhora nos leve pela mão até Jesus presente nessas pessoas”, declarou, em seu sermão.

Em Lafaiete, as paróquias se preparam para os atos religiosos:

Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Na Matriz, a tradicional encenação da Paixão de Cristo, realizada na sexta-feira santa, dia 29 de março, será a partir das 18h30, em frente à igreja. O espetáculo de fé está sendo organizado pelo grupo de teatro Imaculada Conceição (GRUTIC). Interessados em participar do figurado bíblico ainda podem realizar sua inscrição, aos sábados, às 18h, em frente à Matriz, onde acontecem os ensaios. Há vagas para todas as idades e não é cobrada nenhuma taxa para participar como figurante.

Neste ano, o papel de Jesus Cristo ficará a cargo do músico e cantor Filipe John, conhecido pelos trabalhos realizados nas paróquias da cidade. O ator Douglas Luciano, que, nos últimos anos, interpretou Jesus, desta vez fará o papel do sumo sacerdote Caifás.

Segundo o diretor da encenação, José Carlos Vieira, haverá novidades em 2024: “dentro do contexto bíblico que narra os últimos momentos de Jesus, novas cenas estão sendo preparadas pelo grupo de teatro”, adiantou.

Paróquia de São Sebastião

O Domingo de Ramos e da Paixão, no dia 24 de março, marca a entrada de Jesus em Jerusalém, como uma introdução para as dores e humilhações que logo Ele sofreria abundantemente, conforme define a Igreja Católica. Haverá missas às 7h e 8h30. A benção de ramos acontecerá às 8h30, com procissão e missa, na capela de São Gonçalo.

Às 10h, também haverá benção de ramos e missa, com a participação das crianças, na Matriz. Às 17h, na escadaria da igreja, benção solene de ramos e procissão triunfal da entrada de Jesus em Jerusalém. À chegada, continuação da missa solene, no adro da Matriz de São Sebastião. O trajeto da procissão incluirá as ruas Luiz Leite e Comendador Nemésio, avenida Furtado, Wenceslau Brás e praça São Sebastião.

Na terça-feira do Encontro, serão realizadas confissões na igreja de São Sebastião, nos seguintes horários: de 6h30 às 10h e de 17h às 20h. Haverá missas nos seguintes horários: 7h, 15h e 19h. Também às 19h, estão programadas celebrações no santuário da Luz e na matriz de Santa Terezinha, seguidas das procissões de Nossa Senhora das Dores e de Nosso Senhor dos Passos.

A procissão das Dores seguirá pelas vias Monsenhor Moreira, Carlos Gomes, Marquês de Pombal Pacífico Vieira, Aristides de Alencar, Barão de Pouso Alegre, Luiz Pasteur e praça São Sebastião. Já o trajeto da procissão dos Passos inclui as ruas Cataguases e Lopes Franco, praça da Bandeira, avenida Furtado, ruas Dr. Campolina e Luiz Leite, finalizando na praça São Sebastião.

Às 21h, na praça São Sebastião, os fiéis acompanharão a Comovente Paraliturgia, com o sermão do Encontro, proferido pelo padre Bruno Gomes Silva. Ao final, ocorrerá a rasoura com as imagens, no entorno da praça São Sebastião, adentrando a matriz.

A quinta-feira, dia 28 de março, marca a instituição da Eucaristia, do sacerdócio e do mandamento do Amor. Inicia-se, assim, o sagrado Tríduo Pascal, com ênfase no mistério da Eucaristia e destacando o mandamento da caridade, simbolizado pelo lava-pés. Haverá missas nos seguintes horários: de 8h às 11h e de 14h às 17h. Às 19h, será celebrada a missa da Ceia do Senhor e a cerimônia de lava-pés, nas capelas de Nossa Senhora Aparecida e de São Gonçalo. Na matriz de São Sebastião, a missa da Ceia do Senhor e o ato de lava-pés acontecerão a partir das 19h, com o sermão do “Mandatum”. Em seguida, traslado solene do Santíssimo Sacramento, até a capela da Reposição, para Vigília Eucarística. Segundo a paróquia, na quinta, não há celebração da missa na parte da manhã, somente a missa vespertina.

A sexta-feira da Paixão, no dia 29 de março, deve servir ao silêncio, ao jejum e à oração, em clima de profundo respeito, diante da morte do Senhor. A Igreja explica que os fiéis devem celebrar, nesse dia, a redenção. Durante todo o dia, estão previstas ações na paróquia de São Sebastião:

6h30- via-sacra no interior da matriz de São Sebastião. As confissões individuais acontecem de 6h30 às 10h30, na igreja. Às 8h, será realizada a confissão comunitária, na capela de Nossa Senhora Aparecida. Às 13h, acontece o sermão das Sete Palavras do Cristo na Cruz, pregado pelo diácono Anderson Lúcio da Costa. Às 15h, a ação litúrgica da adoração da Cruz, oração universal e comunhão eucarística, terá lugar nas capelas de Nossa Senhora Aparecida e de São Gonçalo. Na matriz de São Sebastião, a ação litúrgica será às 15h.

Às 19h, na escadaria da matriz, acontece a tradicional encenação da Paixão do Senhor, com sermão do descendimento da cruz, realizado pelo padre Sérgio José da Silva. Em seguida, procissão do enterro e veneração das imagens do Senhor Morto e da Senhora das Dores. O trajeto da procissão inclui a rua Luiz Leite, avenidas Pedro II, São José, Furtado, Bias Fortes, Marechal Floriano Peixoto, Dr. Campolina e Wenceslau Brás, terminando na praça São Sebastião.

O domingo de Páscoa, em 31 de março, marca a ressurreição de Cristo: “ao ressuscitar Jesus dos mortos, Deus venceu a morte, e n'Ele inaugurou definitivamente o Seu Reino. Durante a vida terrena, Jesus é o profeta do Reino e, depois da sua paixão, ressurreição e ascensão aos céus, participa do poder de Deus, e do Seu domínio sobre o mundo”, exalta a Igreja, citando São João Paulo II.

A programação desse dia especial começa às 5h, com missa da Ressureição, na matriz de São Sebastião. Em seguida, acontece a jubilosa procissão da Ressureição, com o Santíssimo Sacramento. Na chegada, solene benção do Santíssimo, no adro da igreja.  As missas de Páscoa terão os seguintes horários: 7h, 8h30, 10h (missa de Páscoa com as crianças) e 17h (missa festiva no adro da Matriz de São Sebastião, seguida de procissão do triunfo de Nossa Senhora, coroação da Virgem Maria e apoteótica encenação da Ressurreição). Às 20h30, a celebração marca o encerramento da Semana Santa.

 

Igreja de Santa Terezinha

 

Na Igreja de Santa Terezinha, o Domingo de Ramos, em 24 de março, terá também a celebração do Dia Mundial da Juventude e Coleta Nacional da Campanha da Fraternidade. Às 8h20, haverá benção dos Ramos, seguida de Santa Missa. Às 9h30, acontece a encenação do sermão da Montanha, com benção dos Ramos e procissão. Em Buarque de Macedo, será proferida a liturgia de Palavra. Na igreja de Santa Terezinha, o dia termina com a missa, às 19h.

Na terça-feira, dia 26, na matriz de Santa Terezinha, haverá missa do Senhor dos Passos às 8h e Via Sacra às 19h, com a saída da procissão do Senhor dos Passos, rumo à matriz de São Sebastião, onde ocorrerá o encontro. Em Buarque de Macedo, também acontece a Via Sacra, às 19h.

A quinta-feira, dia 23, tem a seguinte programação:

19h- Missa da Ceia do Senhor, com cerimônia do lava-pés. Transladação e adoração ao Santíssimo Sacramento na Matriz. Às 19h30, encenação da Santa Ceia, liturgia da palavra, lava-pés, comunhão, transladação e adoração ao Santíssimo Sacramento, em Buarque de Macedo.

Na Sexta Feira da Paixão, a programação começa às 7h, com Via Sacra, em Buarque de Macedo, saindo da igreja São Sebastião, em direção ao cruzeiro. A Via Sacra também acontece a partir das 8h, saindo da rua Mascarenhas de Moraes, nº 77, em direção à gruta de Nossa Senhora Aparecida. Nesse mesmo horário, às 8h, uma Via Sacra sairá do hospital e maternidade São José, rumo à igreja de Santa Terezinha. Às 15h, haverá ação litúrgica, Liturgia da palavra, beijo na Cruz e comunhão eucarística, na Matriz e em Buarque de Macedo. Às 19h, haverá encenação da morte do Senhor, em Buarque.

O Domingo da Ressurreição terá celebrações a partir das 8h30, com missa solene na matriz Santa Terezinha, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento. Às 17h, acontece a liturgia da Palavra, acompanhada de procissão, benção do Santíssimo Sacramento e encenação da Ressurreição, em Buarque de Macedo. Na matriz, também haverá missa às 19h.

 

Paróquia do Bom Pastor

 

Na Paróquia do Bom Pastor, o Domingo de Ramos, em 24 de março, começa às 8h, com benção dos ramos, na sede de São Vicente de Paulo, seguida de procissão, rumo à matriz do Bom Pastor. Às 8h30, haverá benção dos ramos na escola estadual Monsenhor Antônio José Ferreira, com procissão até a igreja do Divino Espírito Santo, no bairro Paulo VI.

Às 16h, a benção dos ramos será na rua Jaime da Silva, nº 50, na chácara do senhor Alberto Bastos, com procissão até a igreja da Divina Misericórdia, no bairro Parque dos Ferroviários. Nesse mesmo horário, às 16 h, a benção dos ramos também acontece na avenida Geraldo Plaza, nº 2410, bairro Amaro Ribeiro, seguida de procissão até a capela de São Vicente de Paulo. Às 19h, a missa será celebrada na matriz do Bom Pastor.

Na terça-feira, dia 26, a programação tem início às 13h30h, com confissões na igreja do Divino Espírito Santo, no bairro Paulo VI. Às 19h, haverá missa na escola Luiz de Melo Viana Sobrinho e, em seguida, procissão até a igreja do Bom Pastor, onde haverá teflexão do Encontro. Às 19h também será celebrada missa nas dependências da Viação São Luiz, com procissão em seguida, rumo à igreja.

O dia 28 de março, quinta-feira, marca a Ceia do Senhor, com a instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e do Mandamento novo. Às 19h, haverá missa solene na Matriz e adoração até a meia-noite, na igreja do Bom Pastor e na igreja do Divino Espírito Santo.

A Sexta-Feira Santa tem início com Via Sacra, às 7h, saindo das igrejas (em todas as comunidades). As solenes ações litúrgicas acontecerão às 15h, na Matriz do Bom Pastor, na igreja do Divino Espírito Santo e na igreja da Divina Misericórdia. Às 18h30h, tem início a Via sacra encenada, na quadra de esportes, seguindo pela avenida João Evangelista, chegando à Matriz do Bom Pastor, para a reflexão do descendimento.

O Domingo da Ressurreição começa com missa, às 8h, seguida da procissão, saindo da rua Maria José. Às 8h30, também haverá missa na igreja do Divino Espírito Santo, seguida da procissão da ressurreição. Às 16h, as missas acontecem nas igrejas da Divina Misericórdia e de São Sebastião (Amaro Ribeiro). Na matriz do Bom Pastor, a programação tem encerramento às 19h, com a missa da ressurreição. As demais paróquias não enviaram suas programações, até o fechamento desta edição.

 

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 16/03/2024 - 16:20


Comente esta Notícia