Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 16° Agora: 19° Domingo, 28 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,510
Comunidade


Bombeiros dão dicas sobre o que fazer em caso de deslizamento de terra



Foto: arquivo jornal CORREIO

Com as mudanças climáticas e o aumento da frequência de eventos extremos, é fundamental estarmos preparados para lidar com situações de risco, como deslizamentos de terra. Este tipo de evento pode ocorrer em áreas urbanas ou rurais e requer atenção e prontidão por parte da população. Aqui estão algumas medidas importantes a se tomar em caso de deslizamento de terra:

1. Observe os Sinais de Alerta: Preste atenção a sinais como árvores e postes inclinados, rachaduras no solo ou nas paredes e qualquer movimentação incomum do terreno ao redor de sua residência. Esses podem ser indicativos de um possível deslizamento iminente.

2. Fique Atento aos Ruídos: Barulhos estranhos, como o som de água corrente ou o deslocamento de terra, podem indicar um deslizamento em progresso. Caso perceba tais sons, é crucial agir rapidamente.

3. Evacue Imediatamente:Se houver sinais de que um deslizamento está prestes a ocorrer ou já está em andamento, não hesite em deixar sua residência imediatamente. Procure um local seguro, afastado da área de risco.

4. Cuidado com Rochas: Pedras e rochas representam um perigo adicional durante deslizamentos de terra, especialmente se estiverem muito expostas ou acima do nível de sua residência. Mantenha-se longe de áreas onde há presença de rochas soltas ou instáveis.

5. Fique Alerta para Acúmulo de Água: O acúmulo de água na base de encostas ou taludes pode aumentar significativamente o risco de deslizamento de terra. Se notar esse tipo de situação, tome medidas preventivas e esteja preparado para evacuar a área rapidamente.

6. Ligue para as Autoridades** Em caso de emergência, não hesite em contatar os serviços de emergência. No Brasil, o número 193 conecta diretamente com o Corpo de Bombeiros, que está capacitado para lidar com situações de deslizamento de terra e prestar assistência adequada.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 26/02/2024 - 11:20


Comente esta Notícia