Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 23° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Região


Nova unidade Sesi/Senai em Ouro Branco vai atender 1.560 alunos



Fotos: Divulgação/ Sebastião Jacinto Júnior

 

Foi realizada na sexta-feira, dia 16 de fevereiro, o lançamento da pedra fundamental da nova unidade integrada Sesi/Senai do município de Ouro Branco. Objetivo desta unidade é contribuir para o futuro das crianças e adolescentes, ampliando a capacidade de atendimento da escola para 1.560 alunos.

Participaram do lançamento, o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, e o diretor-presidente da Gerdau, Gustavo Werneck da Cunha. O evento se deu em meio às comemorações do tricentenário do município, ocasião em que o presidente da Fiemg e o CEO da Gerdau também foram agraciados com a Medalha do Município pelo prefeito Hélio Márcio Campos.

"Para nós, não faz sentido Sesi e Senai sem indústria. E, por isso, a participação da Gerdau nesse projeto vai muito além de doar o terreno ou fazer a doação da estrutura metálica, mas sim de estar engajada com essa escola, cujo propósito é promover as pessoas para que tenham oportunidade de trabalho e possam aplicar seu conhecimento na prática e na transformação de um parque industrial", afirmou o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe.

A nova unidade do Sesi/Senai será construída em parceria com a Gerdau, que atua há 36 anos na produção de aço bruto no município. A empresa está doando o terreno e os perfis em aço para a estrutura metálica da unidade. "Para a Gerdau, anunciar a construção da unidade integrada Sesi/Senai, em plena comemoração dos 300 anos de Ouro Branco, é uma grata satisfação. Essa conquista é fruto de um trabalho constante, que tem um poder transformador na vida das pessoas e contribuirá para o desenvolvimento econômico e social do município que há muitos anos recebe a acolhe a nossa maior usina no mundo. A parceria com a Fiemg, nesse projeto grandioso, ou seja, em mais um legado para a cidade, será de extrema importância para o futuro, o desenvolvimento educacional e profissional das crianças e adolescentes da comunidade", afirmou o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck.

A solenidade de lançamento da pedra fundamental também contou com a presença do prefeito Hélio Márcio Campos. "Eu vejo aqui um empresário da Gerdau, o presidente da Fiemg, o Poder Público e a universidade, representada pelo reitor da UFSJ em Ouro Branco, e nós precisamos caminhar juntos. Não tenho dúvidas de que se a gente seguir dessa forma, vamos fazer uma cidade melhor, um Estado melhor e um país melhor", disse o prefeito.

Também participaram da solenidade o ministro do Tribunal de Contas da União, (TCU), Augusto Nardes, o vice-prefeito de Ouro Branco, Celso Roberto Vaz, e o subsecretário de Cultura da Secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas, Igor Arci.

Unidade Integrada Sesi/Senai

O objetivo desta unidade integrada é contribuir para o futuro das crianças e adolescentes, ampliando a capacidade de atendimento da escola para 1.560 alunos. Atualmente, Ouro Branco conta com uma unidade do Senai com 940 alunos nas modalidades técnico profissionalizante, aprendizagem, qualificação, iniciação e aperfeiçoamento profissional, além de unidade do Sesi, que promove treinamentos de segurança para empresas.

A partir das obras, o Sesi e o Senai passarão a funcionar juntos em uma área de 3.900m², que vai contemplar: 13 salas de aula (com capacidade de 520 alunos por turno – manhã, tarde e noite), 700m² de oficina, dois laboratórios de informática, três laboratórios técnicos, uma biblioteca e uma área de convivência de aproximadamente 500m². Além disso, a escola também terá uma unidade do Senai Lab.

As obras da unidade integrada do Sesi/Senaide Ouro Branco estão previstas para serem concluídas até o final de 2025 e, a partir de então, o espaço passará a ofertar os cursos nas modalidades técnico e aprendizagem, além de capacitações profissionais customizadas para empresas em diversas áreas, dentre elas: elétrica, mecânica, segurança no trabalho, ferrovia, soldagem, meio ambiente, gestão, qualidade, operação de equipamentos pesados, automação, mineração. Também serão ofertados treinamentos para atendimento a diversas normas regulamentadoras, como a NR10, NR11, NR12, NR15, e NR18.

A unidade estará preparada ainda para fornecer a capacitação técnica completa aos profissionais da indústria, tanto teórica quanto prática, contando com ponte rolante, empilhadeira, centro de formação de brigadistas credenciado pelo Corpo de Bombeiros, espaço preparado para trabalho em espaço confinado e trabalho em altura, oficinas de fabricação mecânica, de soldagem, de mineração, de manutenção mecânica, de elétrica predial, elétrica industrial e de instrumentação.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Frances Elen, no dia 19/02/2024 - 11:20


Comente esta Notícia