Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 29° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,112 Euro agora: R$ 5,478
Saúde


HMSJ reforça a importância da prevenção e tratamento contra HIV/Aids no Dezembro Vermelho



Fotos: divulgação

 

A campanha do Dezembro Vermelho foi criada para alertar e conscientizar a população sobre as formas de transmissão do vírus HIV e do tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Também representa a luta pelo fim do preconceito contra os portadores do vírus e as pessoas que desenvolveram a AIDS.

Atualmente, o vírus HIV possui tratamentos eficientes que reduzem a carga viral e permitem que os portadores tenham uma vida sem transtornos. No entanto, devido aos preconceitos existentes na sociedade, muitas pessoas não procuram ajuda médica.

Vale ressaltar que a melhor forma de prevenção é por meio da conscientização, que pode acontecer por meio de

programas educativos sobre alguns mitos e equívocos e tratar com maior leveza o tema. Essas campanhas de conscientização por mídias sociais, devem envolver instituições e lideranças, além de pessoas que também possam fazer uma abordagem mais compassiva e informada com relação ao HIV.

Dezembro Vermelho: mês de prevenção da Aids

O SUS disponibiliza e distribui gratuitamente antirretrovirais, medicamentos utilizados para o tratamento, além de promover ações de prevenção como testagens rápidas, estímulo ao uso e distribuição gratuita de preservativos e gel lubrificante, disponibilização de outras profilaxias como a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição). A pessoa que vive com HIV, que utiliza a medicação de forma correta e contínua, tem níveis de vírus circulante no sangue igual a zero, o que contribui para uma boa qualidade de vida.

O uso do preservativo (masculino ou feminino) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), do HIV/Aids e também das hepatites virais B e C.

 A prevenção combinada abrange também a testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as pessoas.

Site: saojosehospital.com.br

Instagram: saojosehospital

Telefone: (31) 3769-6964

Endereço: rua Dom Pedro, 340 - São Sebastiao, Conselheiro Lafaiete - MG, 36400-000




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Jornal Correio, no dia 12/12/2023 - 16:47


Comente esta Notícia