Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 26° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,104 Euro agora: R$ 5,467
Saúde


Nutricionista dá dicas de como se preparar para as festas de fim de ano



Fotos: Divulgação

 

Confraternizações, Natal, Ano Novo, o mês de dezembro é recheado de festividades que reforçam o encerramento de ciclos e celebram as novidades com a chegada de um novo ano. E com tantas comemorações, a quantidade de comidas e bebidas acaba  excedendo neste período. Mesmo as pessoas mais disciplinadas, preocupadas ou equilibradas com o controle alimentar, nesta época do ano, apresentam uma tendência a ‘dar’ aquela relaxada.
Segundo a nutricionista, Ingrid Lopes, neste período, é importante alguns cuidados que podem deixar o corpo preparado para estes ‘exageros’. Sem restrições severas e sem abandonar bons hábitos, é possível preparar o metabolismo de maneira saudável para as festividades.

Ceias
A dica é montar um prato bem colorido e evitar repetí-lo. “Em relação as saladas, opte pelas opções que tem menos molhos e cremes. Capriche na quantidade,  pois as fibras tem papel fundamental na sensação de saciedade, saúde intestinal e gorduras”, reforça a nutricionista.


Carnes
Procure fazer mais assados e grelhados do que os fritos. “O peru tende a ser menos gorduroso do que o tender e o pernil.Mas não abuse”, alerta.

Sobremesas
Não precisa restringir a tão deliciosa sobremesa.Coma sem culpa, mas coma apenas uma porção. “Escolha a que melhor lhe agrada, não vá experimentar todas. Uma boa dica  é tomar um copo de água antes da sobremesa, isso ajuda na saciedade”.

Refeições

Não pule refeições no decorrer do dia para compensar nos encontros.  O corpo não entende estas compensações. Toda caloria em excesso vai virar gordura no corpo, e pular outras refeições, não fará com que gaste aquela caloria acumulada. Afinal, para acontecer a lipólise (quebra de gordura) existe uma série de etapas fisiológicas para que esta gordura acumulada se transforme em energia.

Dicas saudáveis
Se você ainda não reservou um tempo na agenda para se dedicar aos exercícios físicos, este é o momento. As festas de fim de ano podem ser a motivação para perder aqueles quilinhos indesejáveis.  Se já pratica, vale aproveitar para intensificar os treinos  para evitar os quilos a mais. “Além de dar mais disposição, a atividade física diminui a ansiedade, melhora a qualidade do sono e evita hábitos alimentares compulsivos.  Um treino mais intenso antes das festas vai acelerar o metabolismo e ajudar a queimar calorias por mais tempo”, explica a nutricionista.


Drinks

Vale lembrar, que os drinks e outras bebidas têm alto grau de calorias. Por isso, segundo Ingrid, vale a pena tentar escolher as menos calóricas e consumir com moderação. Isso porque, no organismo o álcool age no fígado, que funciona como uma espécie de filtro do nosso organismo. “A dica é sempre intercalar os drinks com a ingestão de água pura”, orienta Ingrid.


Quais as bebidas mais calóricas?

A quantidade de calorias de cada bebida pode variar de fabricante para fabricante, mas, para quem quiser ter uma noção das que são mais ou menos calóricas, confira os valores aproximados na relação a seguir:

350 ml de cerveja: 150 calorias
125 ml de vinho branco doce: 180 calorias
125 ml de vinho branco seco: 110 calorias
125 ml de vinho rosé: 92 calorias
125 ml de vinho tinto seco: 109 calorias
125 ml de espumante: 85 calorias
20 ml de vodca: 50 calorias
100 ml de uísque: 240 calorias
30 ml de gim: 60 calorias
50 ml de rum: 109 calorias
20 ml de licor: 70 calorias
50 ml de cachaça: 121 calorias

"Evite ao máximo o consumo das bebidas alcoólicas. Elas são calóricas, facilitam a retenção hídrica (inchaço) e ainda aumentam as gordurinhas do seu corpo. Fique atento a quantidade e qualidade dos alimentos nessa época do ano. Essa emoção das festas não pode ser confundida com a razão de manter uma vida saudável", finaliza a nutricionista.

Ingrid Santiago Lopes

Nutricionista  funcional e preventiva

Nutricionista comportamental

Atendimento clínico e domiciliar

Agendamento pelo whatsApp (31) 998254113




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 06/12/2023 - 13:30


Comente esta Notícia