Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 28° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,474
Saúde


Metade dos diagnósticos de HIV em Minas atinge jovens entre 20 e 34 anos



foto: Agência Minas

 

No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, os números divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) revelam uma realidade preocupante: de 1º de janeiro de 2021 a 16 de novembro de 2023, 6.529 pessoas com idades entre 20 e 34 anos foram diagnosticadas com HIV/Aids no estado. Esse grupo representa 50% do total de 12,9 mil notificações nos últimos três anos.

O infectologista Unaí Tupinambás ressalta que os jovens adultos estão mais suscetíveis a contrair o vírus HIV, assim como outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Ele destaca a falta de campanhas de conscientização como um fator que tem contribuído para o aumento desses números. "Essa estatística se reflete em todo o país, com a presença de casos também entre adolescentes na faixa dos 15 a 17 anos. É uma fase de vida sexual ativa, e onde ainda falta educação sexual", afirma Tupinambás.

O especialista atribui parte do problema ao desfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e à proibição do Programa Saúde na Escola de tratar sobre educação sexual. "Passamos por um período de desfinanciamento do SUS, e isso tem consequências. O Programa Saúde na Escola, que levava informações sobre HIV e Aids, foi proibido de tratar sobre educação sexual. Na mídia, as campanhas de conscientização desapareceram", destaca.

Entre os entrevistados, Heliana, uma mulher de 54 anos que vive com o vírus HIV, se recusa a responsabilizar os jovens pela situação. "Não aceito que os responsabilize por isso. Nós estamos proibidos de falar sobre o tema nas escolas, como eles vão se informar?", questiona ela, que tornou sua própria história motivo de luta pelo Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas.

A situação é alarmante, e a necessidade de ações urgentes para reverter essa tendência é evidente. A conscientização e a educação sexual são fundamentais para frear a propagação do HIV/Aids entre os jovens. A sociedade civil, o governo e as instituições de saúde devem unir esforços para implementar políticas que promovam a informação e incentivem práticas seguras, garantindo um futuro mais saudável para a juventude mineira.

Fonte: O Tempo




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 03/12/2023 - 08:20


Comente esta Notícia