Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 14° Agora: 16° Sábado, 18 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,103 Euro agora: R$ 5,544
Comunidade


Lafaiete sedia encontro mineiro da Pastoral Afro-Brasileira



Foto: Maria José

 

Representantes da Pastoral Afro-Brasileira (PAB), das sete províncias eclesiásticas de Minas Gerais, estiveram reunidos dos dias 12 a 15 de outubro, em Conselheiro Lafaiete, na Arquidiocese de Mariana, para a realização do seu encontro regional. O evento teve como tema “Retomar o Caminho e Anunciar as Forças Vivas do Povo Negro” e o lema “Louvai-o com tambores e a dança.” (Salmo 150, 4).

Com o objetivo de compreender a importância das iniciativas afro para o fortalecimento da PAB, 80 pessoas participaram do Encontro Mineiro da Pastoral Afro-Brasileira (EMPAB). Ainda, estiveram presentes o Secretário Nacional da PAB, Padre José Enes, de São Paulo, o Monsenhor José Magno, da Diocese de Patos de Minas (MG), e o Diácono Amauri Ventura de Belo Horizonte.

O encontro contou com a coordenação e assessoria do Padre Enes, da Marinete Morais, referência leiga da PAB no Regional Leste 2, e Maria José e Solange Palazzi da Arquidiocese de Mariana. A Comissão de organização do encontro contou ainda com a colaboração de Hellen Margarida (Mariana), Sebastião Farinhada e Giuliane Teixeira e Imaculada Silva (Caratinga), Gilsa Santos (Governador Valadares) e Dilson José (Belo Horizonte).

A abertura aconteceu na quinta-feira, dia 12, com a celebração eucarística e, em seguida, diferentes organizações do Povo Negro fizeram suas saudações aos presentes. 

Já na sexta-feira, dia 13, visando Retomar o Caminho do Povo Negro em Minas Gerais, o Padre Enes contou a história da Pastoral Afro em nível nacional. Ainda, Marinete apresentou a caminhada da PAB em Minas Gerais e cada diocese presente contou brevemente suas respectivas histórias.

Já na parte da tarde os participantes fizeram uma imersão pelas sete províncias eclesiásticas do Regional Leste 2 por meio das Tendas das Irmandades, a fim de retomar o caminho e anunciar as forças vivas do Povo Negro. 

No sábado, dia 14, pela manhã, a historiadora e membro da PAB, Solange Palazzi, da cidade de Ouro Preto, retomou o caminho pelas sete províncias para apresentar a sistematização e fazer uma reflexão sobre as denúncias e anúncios identificados pelos participantes.

Na noite de sábado, membros da PAB puderam participar do levantamento do Mastro em homenagem à Nossa Senhora do Rosário na Capela de Santo Antônio em Lafaiete.

No domingo, dia 15, com clima de despedida, aconteceu pela manhã uma celebração da vida com uma mensagem de amor, organização e esperança. Em seguida, os participantes se reuniram por províncias para discutir ações de organicidade das províncias e, também, avaliar as representações do Regional Leste 2.

Segundo os organizadores, a pastoral afro-brasileira vai continuar abrindo caminhos para anunciar as Forças Vivas do Povo Negro e denunciar toda forma de racismo, discriminação, violência e injustiças praticadas contra o Povo negro no território de Minas Gerais.

Fonte: Arquidiocese de Mariana




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 19/10/2023 - 14:30


Comente esta Notícia