Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 14° Agora: 26° Sábado, 04 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,072 Euro agora: R$ 5,453
Saúde


Julho Amarelo: Conheça mais sobre prevenção e tratamento das hepatites virais



 

Neste mês, a campanha Julho Amarelo orienta sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das hepatites virais. A hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada tanto por vírus quanto pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, bem como por doenças autoimunes.

As hepatites virais costumam ser doenças traiçoeiras, uma vez que não apresentam sintomas em sua fase inicial e podem evoluir, silenciosamente, durante décadas para cirrose ou até mesmo câncer.

É importante entender que aqueles sintomas que a gente aprendeu de hepatite — olhos amarelados, urina escura, febre e mal-estar vão acontecer em menos de 30% dos casos de hepatites A e B e quase nunca em casos de hepatite C. A gente não pode esperar os sintomas para fazer o teste.

Causadas por vírus, as hepatites virais são classificadas em cinco tipos: A, B, C, D e E. A transmissão das hepatites B, C e D é a mesma do vírus do HIV. No caso da hepatite C, a principal forma de contágio é pelo sangue. Já a propagação das hepatites B e D pode acontecer, principalmente, pelo sexo ou de mãe para filho.

As hepatites A e E, por sua vez, são transmitidas por meio de água e alimentos contaminados. A hepatite A é transmitida através de água e alimentos, e a hepatite E, menos falada no nosso meio, mas que também é importante em indivíduos que lidam com animais podem estar mais expostos. Nesse grupo estão tratadores de porcos, açougueiros, cuidadores de cavalos e bois.

Prevenção e tratamento

A importância da vacinação como medida de prevenção da hepatite B é destacada. “A vacina é ofertada pelo SUS. Também está disponível no SUS, a vacina contra hepatite A, que faz parte do calendário infantil no esquema de uma dose aos 15 meses de idade.

Destaca-se também, a necessidade de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce das hepatites virais. Qualquer pessoa com mais de 40 anos deve fazer os testes rápidos para as hepatites B e C.

O tratamento da hepatite C é altamente eficaz. O tratamento da hepatite B não cura, mas controla a doença. E mesmo só controlando, impede que o paciente precise ir para o transplante e tenha câncer de fígado. Já as hepatites A e E não têm tratamento específico, mas os sintomas podem ser aliviados com medicamentos prescritos pelo médico.

Site: www.saojosehospital.com.br

Instagram: saojosehospital

Telefone: (31) 3769-6964

Endereço: rua Dom Pedro, 340 - São Sebastiao, Conselheiro Lafaiete - MG, 36400-000




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Jornal Correio, no dia 14/07/2023 - 09:20


Comente esta Notícia