Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 24° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Saúde


JORNAL EKOSOM: Como se preparar para um ultrassom abdominal



 

Localizado entre o tórax e a pelve, o abdome é uma região importante que abriga o estômago, fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, intestinos grosso e delgado e parte do sistema urinário. 

Estão incluídos nessa área, e também considerados órgãos pélvicos, a bexiga, e no caso das mulheres, o útero, tuba e ovários. 

Toda esta região pode ser monitorada e avaliada pelo ultrassom abdominal, também chamado de ultrassonografia abdominal total, um exame muito simples, indolor, rápido e não invasivo (dispensa cortes e anestesias). 

Com este exame em mãos, o especialista pode determinar com precisão o diagnóstico e detectar quaisquer anomalias ou doenças.  

Que tal saber mais? Continue a leitura!

Em quais casos o especialista pode pedir um ultrassom abdominal?

O ultrassom abdominal é indicado quando dores e algum mal-estar na região da barriga persistem por um tempo fora do comum. Isso pode ser indício de que alguma coisa pode não estar funcionando direito. 

São inúmeras as razões para o especialista solicitar uma ultrassonografia abdominal total, por isso, este exame é considerado um dos mais eficazes que existem, por que ele é capaz de produzir imagens internas dos órgãos, facilitando a investigação médica. 

Outro ponto positivo é a sua segurança. O ultrassom abdominal não expõem o paciente à radiação, podendo ser indicado para pessoas de todas as idades, inclusive gestantes. 

Doenças que o ultrassom abdominal pode detectar

Como vimos, o ultrassom abdominal é um grande aliado dos especialistas na busca de doenças e outras condições que afetam o funcionamento do organismo e podem provocar dores, ou ainda, uma doença mais séria. 

Mas quais tipos de doenças o ultrassom abdominal ou ultrassom abdominal total pode detectar? 

A seguir, alguns mostramos algumas:

·lesões, tumores, nódulos, cistos, abscessos, endometriose, acúmulo de líquidos e outras alterações ou inflamações na região do abdômen;

·problemas no fígado, como acúmulo de gordura;

·pedras nos rins e vesícula;

·pancreatite (inflamação do pâncreas);

·problemas nas artérias abdominais;

·problemas no baço;

·diverticulite;

·problemas no sistema digestivo;

·monitorar órgãos reprodutivos femininos;

·detectar doenças fetais na gravidez;

·apendicite;

·câncer;

·derrames pleurais, popularmente conhecidos como “água no pulmão”.

O ultrassom não consegue visualizar órgãos que não sejam vasculares, sólidos ou cheios de líquido. Isso acontece porque o gás de grande parte do estômago e intestinos reflete as ondas ultrassônicas, e interfere na formação das imagens do exame.

Por esse motivo, a ultrassonografia abdominal deve ser avaliada juntamente com outros exames e técnicas para diagnósticos no trato gastrointestinal. 

Passo a passo de como se preparar para o ultrassom abdominal na Ekosom

O ultrassom abdominal é um exame simples e rápido de ser realizado. É totalmente indolor. Mesmo assim, exige uma preparação prévia para a sua realização, mas nada complicado. 

1º passo: o agendamento do ultrassom

Com a requisição médica em mãos, você pode agendar online seu exame, via site ou WhatsApp, na Ekosom. 

Você preencherá um formulário com informações pessoais, o local (unidade) em que vai fazer o exame, o nome do exame, se é via convênio e o melhor horário para que alguém da equipe entre em contato com você. 

Será preciso também que anexe uma via do pedido do exame. No horário estipulado, você receberá um contato de alguém da equipe da Ekosom para confirmar data e horário do seu exame. 

O atendente também dará as instruções necessárias sobre documentos que devem ser apresentados e o preparo para o ultrassom. 

2º passo: juntar a documentação necessária

Deixar tudo pronto um dia antes é a melhor maneira de você não esquecer nenhum documento importante. 

Então na véspera do exame, reúna todos os documentos que precisará apresentar — lembre que a falta de um deles poderá comprometer a realização do ultrassom. 

Então junte: documento de identificação, cartão ou aplicativo do convênio e a requisição médica. 

Também esteja atento à necessidade de levar outros exames, conforme orientação dada pela equipe no momento da confirmação do ultrassom. 

3º passo: como se preparar

As orientações para a preparação para o ultrassom são: 

·interrupção de ingestão de alimentos sólidos oito horas antes do exame;

·é permitido ingerir líquidos (somente água, chá, café e sucos) durante as oito horas que antecedem o exame;

·tomar 40 gotas de Luftal ou Dimeticona de quatro em quatro horas, a partir das 14h do dia anterior (à noite, no momento de dormir, não é preciso);

Obs.: Pacientes diabéticos podem tomar um café (sem leite) e comer quatro biscoitos de água e sal, por volta das 7h da manhã, depois continua o jejum.

Para finalizar: 

Coloque sua saúde em primeiro lugar. Procure um médico em caso dores na região da barriga que se prolongam por muito tempo. O ultrassom abdominal é um dos maiores avanços da tecnologia em favor da saúde e, como vimos, pode identificar muitos tipos de doenças e condições de saúde. 

AGENDE SUA CONSULTA E SEU EXAME!

EKOSOM LAFAIETE: Avenida Professor Manoel Martins, 687, Campo Alegre.
Ligação e WhatsApp: (31) 3764-5100
NÚCLEO VIDA LAFAIETE: Avenida Professor Manoel Martins, 687,
2º e 3º andar - Campo Alegre.
Ligação: (31)3764-5100 WhatsApp: (31)3721-4464
EKOSOM E NÚCLEO VIDA CONGONHAS: Rua Magalhães Pinto, 140 - Centro
Ligação: 0800 000 2533 WhatsApp: (31)3731-2533




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 15/02/2023 - 19:20


Comente esta Notícia