Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 27° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Saúde


JORNAL HMSJ - Fevereiro Roxo e Laranja: Uma campanha em prol do cuidado



 

Você, provavelmente, já escutou algo sobre Fibromialgia, Mal de Alzheimer, Lúpus e Leucemia. Fevereiro é o mês de conscientização para diagnóstico e cuidado, além do combate ao preconceito a essas doenças. As ações se espalham pelo mundo dando informações e mostrando como lidar com as diferenças. O Hospital e Maternidade São José apoia essas atividades e colabora com a difusão dos temas.

As iniciativas compartilham o mesmo lema: “Se não houver cura, que ao menos haja conforto”, aludindo à importância de proporcionar bem-estar aos portadores de doenças crônicas. A Fibromialgia e o Lúpus são doenças autoimunes e “silenciosas” em seus sintomas e de progressão gradual. A Fibromialgia ataca, especificamente, as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente, nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. O Lúpus é uma doença inflamatória de origem autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, tais como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos, causando sintomas como fadiga, febre e dor nas articulações.

O Mal de Alzheimer tem como principal característica a perda de memória progressiva. A causa da doença ainda é desconhecida, mas o modo de ação vem, normalmente, de uma proteína chamada betamiloide, que se deposita no cérebro em algumas áreas específicas, formando placas e causando danos na comunicação dos neurônios.

Estas doenças fazem parte da campanha Fevereiro Roxo que surgiu em 2014. Não existe um calendário oficial de conscientização, mas o trabalho, geralmente, é feito por Organizações Não Governamentais (ONGs) e, muitas vezes, apoiado por instituições de saúde.

Um fato interessante é que, além de roxo, o fevereiro também é laranja, pois outra campanha, buscando alertar a população sobre a leucemia ocorre no segundo mês do ano.

Como ambas campanhas são importantes, em vez de escolher uma ou outra, o mais correto é abraçar as duas, formando, assim, o Fevereiro Roxo e Laranja.

Leucemia

4 de fevereiro foi definido como o Dia Mundial do Câncer. Trata-se de campanha de utilidade pública que visa tentar evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da consciência e educação sobre doença. Um dos tipos de câncer é a Leucemia, uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

A campanha “Fevereiro Laranja” visa conscientizar a população sobre a importância de atentar para os sintomas relacionados à doença.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 14/02/2023 - 19:20


Comente esta Notícia