Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 16° Agora: 23° Domingo, 28 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,470
Saúde


JORNAL FOB: Conheça os efeitos positivos da Cirurgia Bariátrica

Hospital FOB realiza o procedimento há cinco anos com uma equipe de máxima excelência



Você já ouviu falar sobre cirurgia bariátrica? O procedimento é indicado para pessoas que apresentam obesidade de grau moderado a grave e, consequentemente, problemas sérios de saúde, como a hipertensão e diabetes.

A cirurgia bariátrica é recomendada para indivíduos obesos que quando o tratamento clínico adequado, por no mínimo dois anos, se mostra ineficaz. Entretanto somente uma equipe multidisciplinar é capaz de avaliar a indicação cirúrgica.

Antes de realizar o procedimento, o paciente precisa passar por uma consulta com o Cirurgião do Aparelho Digestivo, que realizará uma avaliação do histórico pessoal, além de um exame físico completo e, em seguida, solicitará as avaliações multidisciplinares e todos os exames necessários para a cirurgia bariátrica.

Além do cirurgião em si, atuam também nos procedimentos os especialistas: endocrinologista, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, cardiologista, psiquiatra, pneumologista, enfermeiros, educadores físicos, entre outros profissionais.

Entenda quais são os riscos:

A Cirurgia Bariátrica pode trazer inúmeros benefícios para o paciente, porém, como qualquer procedimento cirúrgico, não é isenta de riscos. As complicações cirúrgicas e anestésicas durante o procedimento ou mesmo no pós-operatório existem, mas são raras.

Principais orientações pós-cirúrgica:

Nos primeiros dias, o maior desafio é conciliar a nutrição e hidratação adequadas com um estômago que passou a ser muito pequeno. A quantidade de líquido recomendado tradicionalmente, de dois a três litros por dia, continua valendo, mas o paciente precisa fazer a ingestão em porções muito pequenas, tomadas várias vezes ao longo do dia. Quanto à alimentação, o paciente deve seguir dieta líquida durante 15 dias, passando para uma dieta pastosa ou branda, até ser liberado para a dieta sólida. Em geral, essa fase demora 30 dias.

É necessário fazer as consultas de acompanhamento e realizar os exames laboratoriais, de acordo com as orientações da equipe e o tipo de técnica cirúrgica realizada.

Normalmente, atividade física é liberada com 15 dias e a musculação em academias, sob orientação de um educador físico, é liberada após 30 dias. O afastamento do trabalho é habitualmente por 30 dias, período necessário para o controle semanal com o cirurgião e adaptação da dieta.

 É possível voltar a engordar após a cirurgia?

É importante ressaltar que a Cirurgia Bariátrica não é uma cirurgia estética ou milagrosa! Na verdade, é uma cirurgia que possibilita o tratamento de uma grave doença que afeta todo o corpo. Portanto, acompanhamento regular com uma equipe especializada no tratamento da obesidade, tanto antes quanto após a cirurgia, é o passo fundamental para aqueles que pretendem perder peso, melhorar sua qualidade de vida e sua autoestima.

Experiência de Cirurgia bariátrica do  Hospital FOB

O principal diferencial do procedimento no Hospital, está na qualidade do atendimento de toda a equipe multidisciplinar especializada na abordagem global do paciente. Além de contar com uma estrutura física e equipamentos hospitalares totalmente preparados para realização de cirurgias seguras e de acompanhamento pós-operatório adequado para o sucesso da cirurgia bariátrica.

Os atendimentos são realizados com o cirurgião Dr. Mário Luskshal Barbosa, profissional que em 2021 se destacou na Associação Médica Brasileira de Atuação na Área de Cirurgia Bariátrica.

Hospital FOB: Com você em todos os sentidos!

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 16/01/2023 - 19:15


Comente esta Notícia