Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 16° Agora: 19° Domingo, 28 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,510
Saúde


Confira os quatro principais cuidados com a pele durante o verão

A dermatologista Dra. Judith Cavalcante dá dicas sobre como manter a pele saudável nos dias mais quentes



 

Os dias mais quentes são convidativos para atividades ao ar livre, como uma boa caminhada, piscina ou praia, entre outras opções. No entanto, o cuidado com a pele deve ser intensificado neste período para evitar insolação, queimaduras, manchas e, principalmente, o câncer de pele. A dermatologista e consultora da Philips, Dra. Judith Cavalcante, alerta que a radiação solar é a grande responsável pelos sinais do envelhecimento na pele, causando perda da espessura, elasticidade e firmeza, resultando em rugas e flacidez.  

De acordo com a especialista, o verão requer quatro cuidados fundamentais com a pele, seja do rosto ou do corpo. São eles:

Proteção solar: Use filtro solar com FPS mínimo de 30 e reaplique a cada 3 horas. Dê atenção especial para áreas mais expostas ao sol: rosto, colo, ombros, mãos e pernas. Associe o filtro sempre com outras medidas: roupas e chapéus com proteção solar ou, se preferir, opte por espaços com sombra, além de evitar exposição prolongada ao sol, especialmente entre às 10h e 16h. 

Hidratação: Uma pele hidratada reage melhor às agressões do ambiente, como a radiação solar ou excesso de cloro da piscina. Isso inclui o uso de loções/cremes hidratantes, também no pós-sol, além do aumento do consumo de água. Por sua textura fluida, os hidratantes em loção são uma boa opção por serem rapidamente absorvidos e não deixarem a pele grudenta.

Limpeza: A limpeza da pele durante o verão é importante para remover adequadamente o filtro solar, sal, cloro e impurezas acumuladas ao longo do dia. Entretanto, deve ser suave para garantir a manutenção da camada protetora da pele e ajudar a manter a hidratação. Os óleos de banho, por exemplo, promovem uma higiene suave e removem os resíduos de protetor solar por meio da limpeza óleo a óleo.

Água termal: Além de refrescar a pele do calor, a água termal tem ação calmante. O produto pode ser aplicado no cabelo e no corpo para potencializar a hidratação.
 

VERÃO X DEPILAÇÃO

Para aqueles que optam por se depilar durante o verão, a dermatologista reforça que não é recomendado a retirada dos pelos corporais e faciais imediatamente antes de se expor à praia ou piscina, por exemplo. Mesmo os métodos de depilação mais gentis podem gerar pequenas irritações ou arranhões na pele, sendo foco para infecções. 

"Após a depilação, devemos esperar no mínimo 24 horas para nos submetermos a esses ambientes, pois a recuperação da pele após o procedimento pode ser mais lenta pela umidade do ambiente, alta temperatura e atrito com a areia", explica. A especialista orienta ainda que as áreas da pele irritada também têm maior risco de manchar quando expostas ao sol, sendo necessário optar por métodos mais suaves para a retirada dos pelos, a fim de evitar alergias e arranhões.

Dra. Judith Cavalcante é consultora de Philips e médica dermatologista credenciada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB). 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 15/01/2023 - 19:15


Comente esta Notícia