Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 16° Agora: 23° Domingo, 28 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,510
Saúde


JORNAL HMSJ: Reestruturação garante organização e segurança na farmácia do HMSJ



 

Um dos grandes desafios da gestão de um hospital é saber como organizar a Farmácia Hospitalar e Satélite de modo que a qualidade, eficácia e segurança sejam garantidas e que recursos não sejam desperdiçados. Ter processos bem alinhados e definidos é um dos primeiros passos para ter sucesso nessa tarefa, assim como o uso de sistemas e protocolos responsáveis por tornarem as atividades mais estruturadas.  Quem fala sobre todos os processos existentes na Instituição é a farmacêutica Clemilda de Paula, responsável técnica pela Farmácia do HMSJ. Ela é quem esteve à frente da reestruturação do setor e gerencia a equipe.

Clemilda ressalta que os desafios da gestão farmacêutica em um hospital são inúmeros, como a programação da compra de medicamentos e materiais medico hospitalares, controle de estoque, unitarização dos fármacos, garantindo a dose individualizada e por horário, controle de dispensação, entre tantos outros. Os colaboradores devem compreender todos os processos e executá-los em conformidade com os protocolos definidos e em atendimento à Legislação vigente.

A adoção de ferramentas para automatizar os controles no momento da dispensação dos medicamentos, por exemplo, é uma medida que torna a gestão dos medicamentos mais eficiente. Foram criadas estruturas físicas moveis de armazenamento que facilitam o acesso imediato, otimizando a dispensação, conforme as prescrições médicas. Foi disponibilizado, ainda, um equipamento de uso exclusivo, conectado diretamente ao gerador que permite o adequado armazenamento dos medicamentos termolábeis, garantindo temperatura adequada de 2ºC a 8ºC.

 

Inovação

 

Seguindo uma linha de gestão eficiente, o HMSJ aderiu a uma metodologia de assistência cirúrgica capaz de reduzir custos e evitar perdas de medicamentos (sala zero) nas cirurgias com a aquisição de 15 unidades de caixas Psicobox. A farmacêutica Clemilda de Paula explica que o Psicobox é um sistema exclusivo e patenteado para uso hospitalar. A proposta é facilitar as rotinas de dispensação de medicamentos no Bloco Cirúrgico, garantindo segurança à equipe e aos pacientes.

A caixa Psicobox facilita a rotina da distribuição dos medicamentos utilizados no Bloco Cirúrgico, kit anestesia. A individualização da ampola em cada furo permite a rápida visualização da reposição, facilitando a conferência. O layout organizado e colorido proporciona segurança e gerenciamento de risco, utilizando-se as cores conforme resolução da Anvisa -RDC 9 (NBR 14490) - para efeito de classificação das classes terapêuticas.

Hospital e Maternidade São José

Rua Dom Pedro I, n° 340 – Bairro Alto Vista Alegre, Conselheiro Lafaiete – MG

Equipe de farmácia do HMS

Caixa de Psicobox




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 12/01/2023 - 14:20


Comente esta Notícia