Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 16° Agora: 17° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,510
Saúde


JORNAL EKOSOM - Ressonância Magnética: o que é e para que serve



 

Os exames de diagnóstico por imagem permitem que médicos consigam visualizar as estruturas internas do corpo com grande definição auxiliando no diagnóstico correto. Entre estes exames, a ressonância magnética é um dos métodos com alta capacidade de diferenciar as características dos tecidos humanos.

Por esse motivo, a técnica é considerada uma ferramenta de destaque entre os exames de imagem. Para entender um pouco mais como é feito e para que serve um dos mais importantes métodos usados para diagnósticos, continue a leitura e conheça melhor o exame de ressonância magnética!

O que é e como funciona a ressonância magnética?
A ressonância magnética é um exame de diagnóstico por imagem indolor, capaz de criar imagens dos órgãos internos do corpo em alta definição, com o uso de campo magnético. A máquina utilizada para o exame conta com um grande ímã que cria campos magnéticos e pulsos de radiofrequência com corpo.

Dessa forma, é possível criar imagens em alta definição em diversos planos. A ressonância magnética pode ser utilizada para ajudar na identificação e diagnóstico de síndromes e doenças, como:

· esclerose múltipla;

· cânceres;

· doenças neurológicas;

· doenças cardíacas, como infartos;

· doenças na medula espinhal;

· tumores, cistos e anomalias;

· lesões anormais na coluna e articulações, como cotovelos, ombros e joelhos;

· doenças do fígado, pâncreas e demais órgãos abdominais;

· dores pélvicas;

· miomas e endometriose;

· doenças que podem causar infertilidade.

A ressonância magnética precisa de contraste?
A ressonância magnética nem sempre é realizada com contraste. No entanto, em alguns casos o uso pode ser necessário, possibilitando a visualização adequada das estruturas vasculares, como artérias e veias, e dos tecidos por elas irrigados. 

O uso do contraste venoso na ressonância magnética é considerado seguro. Com aplicação via endovenosa (na veia), a substância não apresenta risco à saúde, e as reações adversas e alérgicas são muito raras.

Qual o preparo para fazer o exame?
Para que a visualização seja adequada, a ressonância magnética exige alguns preparos que devem ser respeitados, assegurando que o exame seja feito com segurança e eficácia. Desse modo, antes de realizar a ressonância, é preciso:

· evitar comer e beber por aproximadamente 4 horas antes do exame, principalmente quando for realizado na região abdominal;

· retirar todos os objetos metálicos que possam estar em contato com o corpo, como brincos, relógios, anéis, piercings, pulseiras, aparelhos ortodônticos, próteses, entre outros;

· informar a equipe responsável pelo exame sobre o uso de unhas ou cílios postiços;

assinar o termo de consentimento para a realização da ressonância magnética.


O que acontece durante a ressonância magnética?

Logo após assinar o termo de consentimento, retirar todos os adornos e trocar a roupa por um avental disponibilizado pela instituição, o paciente deve se deitar na maca indicada para o exame. 

A parte que será escaneada pela máquina precisa ser posicionada e coberta pelo item chamado bobina, que ajuda a potencializar o efeito do campo magnético e melhorar a qualidade da imagem obtida.

Em seguida, a cama é deslizada para dentro do aparelho de ressonância magnética, onde o paciente deve manter-se imóvel até o final do teste. É importante se lembrar que em alguns casos pode existir a necessidade do uso do contraste.

Assim, o profissional responsável pelo exame deve fazer a aplicação intravenosa da substância, permitindo que a visualização seja mais detalhada e garantindo que algumas patologias sejam diagnosticadas.

A sala de exames em geral é um local frio, pela necessidade de refrigeração das máquinas utilizadas. Além disso, a estrutura conta com microfone e caixas de som que permitem a comunicação entre o paciente e o médico responsável durante todo o período de exame. 

Por meio desse sistema, é possível que o paciente receba as orientações adequadas para que o exame seja feito de forma correta, assim como permite que o paciente se comunique a qualquer momento com a equipe. 

Durante o exame, para que o escaneamento seja realizado sem problemas, é muito importante que o paciente se mantenha parado, mesmo que pareça desconfortável. Afinal, qualquer movimento pode atrapalhar a produção das imagens de ressonância magnética, resultando em um escaneamento distorcido que inviabiliza o diagnóstico.

Por esse motivo, em alguns momentos específicos do exame, pode ser solicitado que o paciente prenda sua respiração por curtos períodos. Contudo, caso se sinta desconfortável, é possível acionar a equipe rapidamente por meio do microfone, solicitando que o exame seja interrompido momentaneamente.

Você pôde conferir no artigo de hoje como é realizada a ressonância magnética, suas indicações e a forma de realização. Quando esse exame for solicitado para auxiliar algum diagnóstico, lembre-se que a ressonância é um teste altamente eficaz, rápido e indolor!


Gostou destas informações?  Então, conheça mais conteúdos como este em nosso blog!

www.ekosom.com.br

Agende seu exames

Unidade Conselheiro Lafaiete : Avenida Professor Manoel Martins, 687 , Centro Cons. Lafaiete

Telefone e whatsapp: (31) 3764-5100

Unidade Congonhas: Rua Magalhães Pinto, 140, Centro, Congonhas

Telefone: 0800 000 2533 | Whatsapp: (31) 3731-2533

 

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 16/08/2022 - 17:30


Comente esta Notícia