Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 16° Agora: 21° Domingo, 28 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,510
Saúde


JORNAL FOB: Conheça os procedimentos cirúrgicos para retirada de pedras na vesícula

Hospital FOB conta com cirurgiões para a realização de ambas as formas do procedimento



 

A vesícula biliar é fundamental no processo de digestão. Ela tem a função de armazenar a bile, substância produzida pelo fígado que ajuda a processar os alimentos gordurosos no organismo. Quando a vesícula desenvolve problemas, a principal recomendação feita ao paciente é a realização de uma cirurgia para sua retirada, chamada de colecistectomia.

Essa recomendação costuma ser feita para aqueles que desenvolveram uma inflamação na vesícula ou que apresentam formação de pedras no órgão (os famosos cálculos biliares), que podem causar náuseas, vômitos, desconforto abdominal, intolerância a alimentos gordurosos, gases, inchaço, sensação de gosto amargo e dores de cabeça. Além disso, alguns pacientes também sentem cólicas e dores pontuais nas costas.

Existem duas principais técnicas utilizadas para a realização dessa cirurgia: a convencional e a laparoscópica.

A primeira técnica é mais invasiva, já que é realizado um corte no abdômen do paciente. O corte é maior, a dor e o incômodo são maiores e, por isso, a recuperação da paciente demanda mais tempo, a fim de garantir a boa cicatrização dos tecidos.

A segunda técnica é mais vantajosa para a maioria dos pacientes por ser menos invasiva. É aquela realizada por laparoscopia. Neste caso, são feitos apenas quatro pequenos furos no abdômen, por onde são introduzidos os instrumentos e uma câmera, que guia as ações do cirurgião. Em geral, as dores são menos intensas e o paciente tem uma recuperação mais rápida.

Cuidados pós-cirúrgicos

Nos dias seguintes à cirurgia, é importante que o paciente siga as orientações médicas corretamente. O corpo passará por um processo de adaptação para funcionar sem a vesícula, por isso é recomendável que a alimentação seja balanceada e com baixo teor de gordura. 

No caso da retirada da vesícula por laparoscopia, a maioria dos pacientes retorna às atividades da rotina em uma semana. Fazer exercícios leves, andar, pedalar, correr lentamente, dirigir e outras atividades cotidianas ficam liberadas quando a dor não estiver mais presente e o uso de analgésicos for descontinuado. 

Geralmente, quem passa pela cirurgia com corte precisa esperar mais tempo, em torno de três semanas, para retornar às atividades.

O Hospital FOB conta com cirurgiões altamente preparados para a realização do procedimento. As cirurgias acontecem na unidade de Ouro Branco e contam com toda a aparelhagem para a realização dos dois procedimentos citados neste texto.

Os profissionais são: Dr. Matheus Moura, Dr. Andre Loureiro Margato, Dr. Egídio Martins Teixeira, Dr. Marcos Antônio Cardoso e Dr. Ricardo Luiz Porto Campos.

Os atendimentos realizados na unidade Ouro Branco têm parceria com os principais convênios de saúde, sendo eles:  Allianz, Amil, AMMP, Arcelor Mittal, Bradesco Saúde, Cassi, Cemig Saúde, Copasa Saúde, Fundação Libertas, Fundação FFEMG, Gama, Golden Cross, Intermédica, IPSM, Postal saúde, Premium Saúde, Promed Assistência, Promed Brasil, Saúde Caixa, Saúde Sistema, Sulamérica, Unimed CL (demais Unimeds sob consulta prévia), Usisaúde e Vale.

E a unidade de Conselheiro Lafaiete atende pelos convênios: Allianz, Bradesco Saúde, Cemig Saúde, Copasa Saúde, Fundação Libertas, Gama, IPSM, Premium Saúde, Promed Assistência, Promed Brasil, Saúde Caixa, Saúde Sistema, Sulamérica, Unimed (sob consulta prévia), Usisaúde e Vale. Além disso, o Hospital também realiza atendimentos particulares e pela rede de pré-pagos.

Hospital FOB: com você, em todos os sentidos!

A cirurgia de retirada da vesícula é indicada nos casos de inflamação da mesma




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 16/08/2022 - 11:30


Comente esta Notícia