Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 16° Agora: 19° Domingo, 28 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Saúde


JORNAL DA EKOSOM - Raio x em crianças : Como preparar seu filho para um exame de imagem



 

Um dos exames que mais gera dúvidas em mães e pais é o raio-x em crianças. Além do medo de algum diagnóstico grave, existe a preocupação a respeito de efeitos relacionados à radiação do exame.

Por isso, é muito importante compreender como ele é realizado, além de conhecer algumas formas de preparar a criança para sua realização. A seguir, trouxemos as principais informações sobre o raio-x em crianças. Confira!

Qual a indicação para o raio-x em crianças?
O raio-x em crianças é indicado para analisar as mesmas suspeitas em adultos, como fraturas em diversas partes do corpo, visto que os ossos são facilmente capturados, sendo possível visualizar com precisão se existe alguma anomalia. Para alguns casos, órgãos como o pulmão, por exemplo, também podem ser visualizados de modo a identificar se existe alguma anomalia ou doença por meio desse tipo de exame.

Existe idade mínima para raio-x em crianças?
É comum que pais e mães se sintam inseguros em relação ao exame de imagem em crianças. Afinal, a necessidade do exame significa que a criança esteja com algum problema. Além disso, a exposição à radiação é outra preocupação devido à idade.

Contudo, não há idade mínima para realizar o raio-x em crianças. O procedimento pode ser feito em crianças de qualquer idade, desde que exista a necessidade para sua realização de forma consciente. O pediatra deve analisar cada situação, observando se os benefícios obtidos pelo resultado do exame são superiores aos potenciais riscos de exposição à radiação. 

O exame é seguro?

Por usar a radiação, o raio-x em crianças deve ser solicitado com cautela. Contudo, não é um exame contra-indicado. A orientação é que o médico solicite o raio-x somente em casos de real necessidade, assim, é possível evitar exposição desnecessária.

Uma vez solicitado o raio-x em crianças, o médico radiologista ou técnico em radiologia segue um princípio chamado Alara (As Low As Reasonably Achievable, em inglês tão baixo quanto razoavelmente exequível). Ou seja, é utilizada a menor dosagem possível para realizar o procedimento, baseando-se nas características da criança.

Como preparar meu filho para o raio-x?
Muitas vezes fazer o raio-x em crianças não é tão fácil quanto se imagina. Isso porque, embora não exista a necessidade de um preparo especial, é fundamental que a criança se mantenha parada durante o exame, evitando que as imagens fiquem desfocadas e prejudiquem a visualização.

Por isso, é importante que pais e mães preparem a criança sobre o que está por vir. O primeiro passo é vestir a criança com roupas confortáveis, que possam ser facilmente retiradas, sem enfeites metálicos ou botões.
Além disso, criar uma história que envolva o exame de forma lúdica, como se a criança estivesse em um jogo e, para passar de fase, é necessário tirar algumas fotos com uma máquina especial, que consegue observar dentro do corpo.

A criança pode ter ajuda de alguém, por isso, um acompanhante poderá estar com ela na sala. O colete de proteção contra a radiação pode facilmente se passar por uma armadura, importante para criar o faz de conta.

Entretanto, caso a criança já entenda o procedimento, o ideal é explicar o motivo do exame, como ele é realizado, e explicar sobre o processo, como ele é indolor, a duração e o que acontecerá. Além disso, enfatizar que um acompanhante estará o tempo todo junto da criança. 

Assim, ao entrar na sala, mostre a máquina para a criança, familiarizando-a com o equipamento e explicando que ela irá apenas tirar algumas fotos de dentro do corpo. Por isso, a criança só vai precisar fazer algumas poses diante da máquina. 

Como é realizado o raio-x em crianças?

Para que o raio-x em crianças seja realizado de forma tranquila e segura, é importante saber como será o procedimento. Assim, é possível explicar os detalhes para a criança. O exame é feito com a liberação de uma luz especial, absorvida pela parte do corpo exposta e capturada em um filme especial, revelando o local em que os raios foram absorvidos.

Durante o exame, as ondas passam pelo corpo e a imagem é criada na tela do computador. Tudo isso leva apenas alguns segundos. A radiação das ondas passa somente pela área do corpo exposta, ou seja, a região que está sendo avaliada.

O exame é indolor, no entanto, é importante que a criança fique imóvel, por isso, a companhia da mãe ou pai é importante, tranquilizando e passando segurança durante os segundos de exame.

 Agora que você já sabe como o raio-x em crianças é realizado, siga nossas orientações para tranquilizar seu filho durante este procedimento, caso seja necessário. Afinal, os exames de diagnóstico por imagem são muito importantes para ajudar na investigação de lesões, fraturas e doenças.

Gostou destas informações? Então, assine nossa newsletter para receber conteúdos como este no seu e-mail!




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 01/08/2022 - 13:30


Comente esta Notícia