Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 16° Domingo, 28 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Saúde


JORNAL FOB: Saiba as diferenças entre: fratura, luxações e torções

Hospital FOB conta com profissionais da área ortopédicas para identificar e realizar o tratamento adequado para cada situação




Quando ocorre um trauma ortopédico, as primeiras investigações são para detectar se o problema gerou uma fratura ou luxação. Ossos quebrados, luxações e entorses/estiramentos podem ter sintomas semelhantes, tais como dor, inchaço e incapacidade de movimentos do cotidiano na parte do afetada do corpo. Porém, estas são lesões completamente diferentes que requerem cuidados urgentes e atenção específica para uma recuperação rápida.

Fratura

Trata-se de um tipo de lesão que acontece quando há a perda da continuidade óssea. Isso quer dizer que após um traumatismo, o osso acaba se dividindo em dois ou até mais fragmentos. Pode ser classificada, ainda, como uma quebra.

Existem diversos tipos de fraturas como:

Fratura estável: um osso que está quebrado e as pontas quebradas ainda estão alinhadas. Fratura instável é o oposto.

Aberta, fratura exposta: quando o osso quebrado perfura a pele e pode ou não ser visível na ferida. Fratura fechada não tem contato com o meio externo.

Fratura incompleta: um osso quebrado que não terminou de romper a cortical oposta. Fratura completa é quando o traço vai de uma cortical para a outra.

Fratura por estresse: um osso que sofreu microtraumas de repetição e rompeu parte de seu trabeculado.

Fratura cominuta: um osso quebrado que se quebrou em três ou mais partes ao longo da fratura.

A gravidade de uma fratura não é precisa, ela pode variar de acordo com o impacto que for sofrido pela estrutura óssea.

Luxação

Ocorre nas articulações. É um mecanismo de trauma no qual ocorre um deslocamento ou desencaixe da articulação, ou seja, é um desalinhamento da articulação. Muitas vezes as luxações podem ser mais graves que as fraturas, necessitando de intervenção imediata do ortopedista com tratamento cirúrgico.

 

Entorse e estiramento

Uma fratura é um osso quebrado. Uma luxação é quando um osso se move para fora de sua articulação, e um entorse/estiramento é o alongamento de ligamentos ou tendões. Enquanto eles podem ser parecidos, são duas lesões diferentes.

Entorse envolve os ligamentos, também conhecidos como os tecidos fibrosos que conectam dois ossos juntos em suas articulações.

Estiramento é o alongamento ou lesão parcial dos tendões, também conhecido como os tecidos fibrosos que conectam seus músculos aos seus ossos. Tanto um estiramento como uma entorse são geralmente lesões menos graves que fraturas ou luxações.

O Hospital FOB conta com uma equipe de médicos ortopedistas prontos para realizar os atendimentos, avaliar e iniciar o tratamento o quanto antes adequado para cada situação.  No ambulatório de Ouro Branco atendem os médicos: Dr. Bruno Maciel Braga, Dr. Douglas Leonardo Monteiro de Oliveira, Dr. Eduardo Ayres Loschi, Dr. Felipe Gustavo Monteiro Oliveira, Dr. Fernando Augusto Santos, Dr. Frederico Cruz, Dr. Jaider Parreiras de Paulo, Dr. Leonardo Antunes Marques Adami, Dr. Petronius Mônico de Rezende, Dr. Sumner Willian Niquini e.

Já na unidade de Conselheiro Lafaiete, atendem os profissionais: Dr. Douglas Leonardo Monteiro de Oliveira, Dr. Felipe Gustavo Monteiro Oliveira, Dr. Fernando Augusto Santos, Dr. Jaider Parreiras de Paulo, Dr. Petronnius Monico de Rezende, Dr. Sumner William Niquini e Dr. Victor Oliveira de Matos.

Os atendimentos realizados na unidade Ouro Branco têm parceria com os principais convênios de saúde, sendo eles:  Allianz, Amil, AMMP, Arcelor Mittal, Bradesco Saúde, Cassi, Cemig Saúde, Copasa Saúde, Fundação Libertas, Fundação FFEMG, Gama, Golden Cross, Intermédica, IPSM, Postal saúde, Premium Saúde, Promed Assistência, Promed Brasil, Saúde Caixa, Saúde Sistema, Sulamérica, Unimed CL (demais Unimeds sob consulta prévia), Usisaúde e Vale.

E a unidade de Conselheiro Lafaiete atende pelos convênios: Allianz, Bradesco Saúde, Cemig Saúde, Copasa Saúde, Fundação Libertas, Gama, IPSM, Premium Saúde, Promed Assistência, Promed Brasil, Saúde Caixa, Saúde Sistema, Sulamérica, Unimed (sob consulta prévia), Usisaúde e Vale. Além disso, o Hospital também realiza atendimentos particulares e pela rede de pré-pagos.

Hospital FOB: com você, em todos os sentidos!





Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 26/07/2022 - 07:00


Comente esta Notícia