Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 20° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,479
Cultura


41º Festival de Congado colore Lafaiete com danças e cantos



 

O último domingo, 17 de julho, foi marcado pela retomada das celebrações no calendário cultural e religioso de Lafaiete com o 41º Festival de Congado. A festa teve início às 8h, com a chegada das guardas congadeiras na Praça Tiradentes. As guardas congadeiras fazem parte da Irmandade Nossa Senhora do Rosário Ao longo do dia a praça foi palco para apresentação de bandas que mostraram sua fé através de seus cantos e cores. Muitos grupos visitantes abrilhantaram o evento, trazendo seus costumes e danças.

O festival é uma realização da prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Irmandade dos Congadeiros de Nossa Senhora do Rosário. Neste ano, o evento recebeu 18 bandas com cerca de 1.100 dançantes. Troféus de participação foram entregues aos capitães, pelo secretário de cultura Geraldo Lafayette e a Secretária de Governo Simone do Carmo, representando o Executivo Municipal. O congadeiro mais velho e o mais novo de cada banda também foram presenteados com uma medalha.

Para encerrar, uma procissão reuniu todas as guardas participantes, rezando terço em honra à Nossa Senhora do Rosário. O secretário de cultura Geraldo Lafayette comemora a volta do evento e destaca sua importância na região: “O festival tem grande importância como manifestação cultural e religiosa e poder retornar à praça representa uma grande satisfação a todos, congadeiros, a administração municipal e público, que mais uma vez prestigiou o festival de forma expressiva”.






Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Mariana Carvalho, no dia 18/07/2022 - 16:07


Comente esta Notícia