Política

Governador enfrentará artilharia de cobranças durante visita a Lafaiete

Está confirmada para o dia 23 de no­vembro a visita do governador Fernando Pi­mentel (PT) a Lafaiete. Ele participará do Fó­rum Regional e vai enfrentar uma série de co­branças dos prefeitos da re­gião. Inicialmente, a vinda do petista estava prevista para outubro, mas foi adiada. A confirmação da data partiu do deputado estadual Glaycon Franco (PV). Ele tam­bém se prontificou a levar as de­mandas da região ao conhecimento de Pi­mentel.     

A oportunidade de se reunir com o governador é aguardada des­de o mês de julho, quando os prefeitos pertencentes a As­so­cia­ção Mi­crorregional do Alto Pa­rao­peba (Amalpa) se reuniram e elaboraram uma carta ao Governo de Minas com as demandas da região. Uma agenda com Pimentel também foi cogitada para maio, mas não se confirmou.

Entre as solicitações consta a retomada das obras do Hospital Re­gional, posteriormente des­cartada pelo governador. Entre outras reivindicações estão a instalação do Olho Vivo e de uma unidade da Secretária do Estado de Saú­de (SES) no microterritório de Con­selheiro Lafaiete. Também foram solicitadas a implantação de unidade de perícia médica no microterritório de Conselheiro Lafaiete e o fortalecimento da Macrorregião de Saúde de Bar­ba­cena.

ICMS

O repasse da cota-parte de ICMS das prefeituras é outro motivo de cobrança dos prefeitos em relação ao estado. A  Associação Mineira de Municípios (AMM) reclama que o estado depositou apenas 63% do valor que devia às 853 ci­dades mineiras. A transferência, que é fei­ta se­manalmente, vem gerando re­clamações de atrasos e já fez o Exe­cutivo estadual pagar multas.

O ICMS também é motivo de impasse do governo estadual com o federal. No dia 16 de outubro, Pi­mentel fez uma nova cobrança por um acerto de contas por causa das isenções do tributo concedidas pela Lei Kandir. Segundo o governo, a União deve R$ 135 bilhões em perdas de ICMS ao estado. Deste valor, R$ 33,7 bilhões serão repassados aos municípios.

Ações definidas

O estudo para a certificação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Indústria do Cavalo em Lafaiete, e também a certificação da APL do Artesanato no corredor que vai de Lafaiete até São João Del Rei serão abordados no Fórum Regional. 

Para o evento, irá acontecer a trans­ferência do Governo Estadual para Lafaiete, onde o governo se fa­rá presente com todas as secretárias, em­presas públicas e serão oferecidos mais de 150 serviços para a população. Como exemplo, ele ci­tou que a Cemig irá distribuir quatro mil lâmpadas de LED. No Fó­rum também ocorrerá o mutirão pa­ra que os artesãos possam receber a carteira do ar­tesão e a instalação do Fórum das Mi­cro e Peque­nas Em­presas da re­gião (Fopemim­pe), que vai ao encontro do trabalho de planejamento estratégico rea­lizado no seio da Associação Co­mercial, In­dustrial, Agro­pecuária e de Ser­vi­ços de Conselheiro La­faiete (Acias). Foi durante a realização des­­se trabalho, que verificou-se o porte da equinocultura da cidade, e desde en­tão, o município trabalha pa­ra al­cançar a certificação deste APL.   


Notícia enviada por Redao, no dia 08/11/2017




Comente esta Notícia

Galerias

Turma dos “Ô Quêêê” celebra 20 anos de existência às margens do velho e piscoso rio Guaporé

Enquetes

Qual notícia chamou mais sua atenção?


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro