Região

Gerdau apoia a terceira edição da Estação da Leitura

O Projeto Estação da Leitura, iniciativa que conta com o apoio da Gerdau, chega a sua terceira edição e traz diversas atrações a Lobo Leite, distrito de Congonhas, entre os dias 27 e 29 de outubro. A programação gratuita será realizada na antiga Estação Ferroviária do distrito e pretende incentivar novos leitores e reforçar o hábito da leitura para crianças e adultos.

A terceira edição da Estação da Leitura apresentará as obras de dois autores mineiros, que abordam a temática infantil e adulta.  O escritor Leo Cunha apresentará sua obra infantil "Castelo, princesas e babás" e Marcílio França Castro trará seu o livro "Histórias Naturais" para os leitores adultos.

O evento promoverá ainda rodas de leituras dos livros com a presença dos escritores. Nos dias 27 e 28, de 19h30 às 21h, e no dia 29, de 14h30 às 18h, o autor Marcílio França Castro participará de um bate papo com os leitores sobre sua obra. Já para as crianças, no dia 29, de 9h30 às 12h, o escritor Leo Cunha participará das ações programadas exclusivamente para o público infantil.

O público ainda poderá se divertir com a releitura bem-humorada de histórias contadas e cantadas pelo grupo Trem de Histórias, que há mais de uma década promove encontros de novos leitores e autores da literatura infanto-juvenil e para o público adulto. A Estação da Leitura é idealizado pela Associação Amigos da Biblioteca Djalma Andrade, com o patrocínio da Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com a parceria da Cozinha de Projetos Arte a La Carte e com o apoio da LGA Mineração e Siderurgia, HiperTeia Comunicação e da Panificadora Santo Afonso.

Desembarque no Dia Nacional do Livro

O encerramento da terceira edição do projeto Estação da Leitura coincide com o Dia Nacional do Livro, comemorado no dia 29 de outubro. A data celebra a transferência do primeiro acervo da Biblioteca Real Portuguesa, em 1810, dando início a atual Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

Sobre os autores e livros

Leo Cunha

Autor de "Castelos, princesas e babás", Leo Cunha nasceu em Bocaiúva, em 1966, é escritor, jornalista e doutor em Cinema pela UFMG e leciona, desde 1997, Jornalismo Cultural e Fundamentos de Cinema, no Centro Universitário de Belo Horizonte. Autor de cinco livros de crônica e mais de 50 livros de literatura infanto-juvenil, gênero que atua também como tradutor. Foi vencedor de prêmios literários como Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Nestlé, Jabuti, João de Barro e Biblioteca Nacional.

Castelos, princesas e babás

História bem-humorada e delicada sobre uma princesa solitária e mimada e as peripécias de uma babá, que roda todo o castelo em busca de um objetivo perdido. A estrutura narrativa é inspirada no formato dos "contos cumulativos".

Marcílio França Castro

Marcílio França Castro, autor de "Histórias Naturais", nasceu em Belo Horizonte em 1967. Mestre em Teoria Literária pela UFMG publicou "A Casa dos Outros" e "Breve Cartografia de Lugares Sem Nenhum Interesse" pelo qual recebeu o Prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional.

Histórias Naturais

"Como o título que esconde potências sob um rótulo aparentemente neutro, também os personagens, variadamente modestos, sem aparentes pretensões, revelam aos poucos, camadas de experiência gloriosa ou trágica, tudo sob o controle de uma prosa, ela mesma, controlada e modesta."  - Trecho de resenha publicada no blog da editora Companhia das Letras. 

 

Informações: Assessoria de comunicação



Notícia enviada por Rafaela Melo, no dia 26/10/2016




Comente esta Notícia


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Galerias

Confira a galeria de fotos do carnaval 2017!

Enquetes

Qual notícia chamou mais sua atenção?


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro