Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 17° Agora: 18° Sexta, 26 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Pesca


Rio Quebra-Anzol torna-se novo point dos pescadores de Conselheiro Lafaiete



Um verdadeiro paraíso foi descoberto pelos pescadores lafaietenses e amantes da pesca esportiva. Trata-se do belo e piscoso rio Quebra-Anzol, que nasce no município de Pratinha, no centro-oeste de Minas, e deságua no rio Araguari. Suas águas vão formar a represa de Nova Ponte, no Triângulo Mineiro. O Quebra-Anzol tem 330 km de extensão, dos quais 173 km já foram engolidos pelas águas do lago da represa. Sobraram somente 153 km de sua nascente até o início de Nova Ponte.

Felizmente, o que restou é um pequeno paraíso no coração do cerrado, com uma beleza estonteante, uma fauna e uma íctiofauna (conjunto de peixes de uma região ou ambiente) riquíssimas. Entre os peixes, reina soberano o dourado (salminus brasiliensis), já que vive em um dos poucos locais do país onde pode se reproduzir e perpetuar a sua ?nobre linhagem? entre os peixes de água doce.

Mas a lista de ?celebridades? do local é extensa, pois tem a piracanjuba (bryconorbignyanus), uma ?princesa? de nossas águas, peixe raro e ameaçado; mas não fica atrás a pequena pirapitinga (bryconnatererii), que aparece com risco de extinção no relatório do Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão máximo no assunto no estado de Minas Gerais e os grandes lambaris do rabo vermelho, sonho de consumo de qualquer pescador esportivo.

Várias espécies de aves, lontras, capivaras, micos e macacos-pregos também são companheiros de viagem de quem se aventura por aquelas águas. Uma simples pescaria no Quebra-Anzol se torna uma aventura inesquecível, um banho de emoção e natureza.

Alguns grupos da cidade têm feito incursões pela região do rio, que fica a aproximadamente 450 km de Lafaiete. Geralmente, os pescadores ficam acampados no trecho entre as cidades de Ibiá e Serra do Salitre, onde os pesqueiros são mais preservados. Vale a pena dar uma conferida para, pelo menos, conhecer o rio e sua fauna.

P. de souza

Repórter e articulista

Texto baseado em reportagem da Edição 227 da revista Pesca & Companhia.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Pesca, no dia 01/07/2016




Comente esta Coluna