Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 22° Sexta, 19 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,210 Euro agora: R$ 5,546
Pesca


Para registrar nossos melhores momentos da pescaria, nada como uma boa foto



Eu sei que a emoção de uma boa pescaria a gente guarda na lembrança. Mas rever as fotos e lembrar os causos são uma forma de reviver essas emoções. E nada é mais decepcionante que quando a gente se depara com um registro mal feito, que em nada lembra o momento bom que vivemos. Então, para evitar esse tipo de frustração, que tal começar escolhendo uma boa câmera? Para isso basta carregarmos uma câmera fotográfica digital com no mínimo 7.0 mega pixels. A marca não importa muito, podendo ser Canon, Nikon ou Sony. Que tal conferir dicas que valem tanto para as máquinas compactas como para as semiprofissionais?

Bonito na foto

1- Ajuste a câmera na resolução máxima.

2- Opte por dois cartões de memória em vez de um. Exemplo: dois cartões de 8GB em vez de um de 16GB. Um cartão com defeito ou cheio te deixa na mão. A mesma regra serve para baterias e pilhas.

3- Se sua câmera for à pilha, procure usar pilhas recarregáveis, que duram mais que as alcalinas.

4- Antes de sair de casa, verifique se está levando o carregador de baterias ou as pilhas da câmera.

5- Antes de fazer a foto, verifique o enquadramento. Procure retirar o que chamamos de lixo na foto. Como protetores solares, latas de cervejas, sacolas soltas dentro do barco ou no barranco e outros itens que não interessam no resultado final.

6- Antes de disparar, verifique a luz natural (a posição do sol). A luz é tudo na fotografia. Procure sempre colocar a direção do sol nas costas do fotógrafo. Com a falta de luz o modo automático diminui a velocidade do fotômetro.

7- Todo botão de disparo tem duas funções básicas. Uma é com um simples toque, segurando o botão sem soltar você foca o objeto no primeiro plano dentro do enquadramento. E a segunda função é o disparo, para efetuar basta clicar e soltar o dedo do disparador.

8- Uma dica legal é trabalhar a respiração antes de efetuar o disparo. Com o enquadramento pronto antes de focar, puxe o ar (inspire), foque e dispare para depois soltar o ar (expire).

9- Para ter certeza que sua foto ficará boa, procure fazer duas ou mais fotos com a mesma pose. Se necessário, faça uma foto com flash e outra sem.

10- Nos horários entre 11h e 15h use sempre o flash. Mesmo com muita luz, o sol a pino não ilumina 100% o objetivo principal, que geralmente é o peixe e o pescador. Principalmente, se o pescador estiver usando chapéu ou boné.

11- Em fotos dentro do barco ou próximas não use o zoom da máquina. Chegue mais perto para melhorar o enquadramento. O uso do zoom em fotos próximas é somente indicado para fugir de alguma sombra do fotógrafo ou de alguém mais próximo do objetivo a ser fotografado.

12- Procure usar camisas coloridas como amarelo, laranja, salmão ou vermelho, que destacam mais os peixes, causando um ótimo equilíbrio de cores em suas fotos.

13- Se estiver chovendo ou muito nublado, vire o barco onde o fundo da foto esconderá o mau tempo, de preferência, uma mata verde, e dispare as fotos usando flash. No caso de chuvas, procure usar alguma proteção, como um guarda-chuva ou capa. No caso do guarda-chuva, o guia ou outro companheiro de pesca poderá segurá-lo, protegendo a câmera da umidade até fazer todas as fotos desejadas.

14- Preste atenção nas linhas do horizonte na hora do enquadramento para que elas não fiquem inclinadas, principalmente nas fotos na posição vertical.

15- Tome cuidado com repelentes. Eles agem deteriorando todas as borrachas da câmera.

16- Verifique o estado da lente. Pode estar embaçada com alguma impressão digital ou até mesmo uma mancha de água.

17- Em fotos de pesca procure desativar o datador.

18- Para câmeras com flash embutido, tome o cuidado de virar a aba do boné do fotógrafo para traz na hora de efetuar a foto, usando o flash. Na maioria das vezes a aba do boné segura o flash não disparando a luz.

José Silvestre Vieira

Aposentado, fotógrafo e pescador



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Pesca, no dia 01/07/2016




Comente esta Coluna