Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 18° Agora: 22° Quinta, 28 de Março de 2024 Dólar agora: R$ 4,986 Euro agora: R$ 5,385
Pesca


Pescarias e lembranças do Velho Chico



Desde muito jovem, tenho o privilégio de pescar no Velho Chico. Meu saudoso pai, seu primo Saulo Costa (também falecido) e meu tio João, meu eterno companheiro, íamos a Três Marias e adjacências. Hoje temos um grupo de seis amigos que viaja sempre para aquelas bandas. Aprendi desde cedo que o respeito à natureza e o bom companheirismo são os principais ingredientes de uma boa pescaria. Como sempre gostamos de acampar, fomos sofisticando nossos equipamentos e digo, sem falsa modéstia, que temos a melhor estrutura de camping de toda a região. Temos uma equipe que sabe montá-la e não tem preguiça de desmontá-la. Passamos vários dias com bastante conforto e pudemos variar os lugares de pescar e conhecer novos pesqueiros.

Nossa pescaria é basicamente um pesque e solte, pois não trazemos peixe fora de medida e, atualmente, convenhamos, quase não os encontramos. Na última vez que fomos pescar, agora em março, trouxemos apenas um mandi do papo amarelo. Meus companheiros ain­da conseguiram pescar alguns poucos piaus e matrinxãs. Mas o que mais chamou nossa atenção foi o nível do Rio São Francisco em Pi­ra­pora. Estive nesse mesmo local há cerca de três anos e tinha pelo menos dois metros de água a mais. E olha que foi no fim das chuvas. Imagino como o rio estava em agosto passado...

Mas sempre há esperança de que o rio volte a encher e os peixes voltem a correr. E o mais importante é o convívio amigo e a oportunidade de conviver com a natureza em sua exuberância. Quando desmontamos o acampamento, fazemos questão de recolher todo o lixo e trazer para a cidade. Penso que, sabendo cuidar da natureza, poderemos voltar várias vezes, pesco em locais onde os fazendeiros proíbem a entrada de pescadores, mas como são meus conhecidos e eles permitem que nossa turma vá lá.

Espero que Deus nos dê saúde para continuarmos desfrutando de boas pescarias e convivendo com amigos tão especiais. Agradeço ao Jornal CORREIO por ceder este espaço aos pescadores amadores e campistas convictos. 


Comente esta Coluna