Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 18° Agora: 18° Sexta, 29 de Março de 2024 Dólar agora: R$ 5,015 Euro agora: R$ 5,360
Pesca


Lambaris estão assanhados com o fim da piracema



Após dois anos de poucas chuvas e consequentemente poucos peixes, finalmente os pescadores têm algo a comemorar; choveu e continua chovendo bastante nas principais ba­cias hidrográficas de nosso estado, principalmente na bacia do rio Grande. Há muitos anos a re­presa de Furnas, uma das maiores do país, vinha sofrendo com o baixo nível da água. Com isso a pesca e principalmente o turismo da região foram seriamente prejudicados. As pousadas, abundantes na região, sofreram muito com a falta de hóspedes e algumas chegaram a fechar. Agora o ní­vel da água está muito bom e segundo alguns pro­prietários de casas na região, como o Renato (Flora Ceele), o nível está em um patamar considerado bom, e já está muito bom de peixe, principal­mente piaus e tucunarés, além de algumas espécies que estavam sumidas há muito tempo.

 No rio São Francisco aconteceu um fato diferente. Como o lago de So­bradinho na Bahia chegou ao nível crítico de 2%, a represa de Três Marias foi forçada a manter as comportas abertas desde o mês de setembro, mesmo sem reserva para tanto. Dessa maneira o nível do rio São Fran­cisco logo abaixo da represa subiu, para alegria dos pescadores, que puderam pescar e navegar a vontade, até o início da piracema.

Com o período das chuvas, au­mentou muito o nível do lago de Sobradinho, abastecido principalmente pelos rios das Velhas, Pa­racatu e Urucuia. Sendo assim, as com­portas de Três Marias foram fechadas, visando segurar água para aumentar o nível do reservatório, que já está no momento com mais de 40% da capacidade. Muito bom para a geração de energia, mas péssimo para os pescadores.

O São Francisco está recebendo o mínimo de água possível, ficando, assim, quase sem condições de navegabilidade, muito ruim para quem pesca embarcado. Para o pescador de barranco a notícia também não é boa, com pouca va­zão a água demora a limpar e fica tudo mais difícil. Principalmente para os pescadores que se aventuraram logo após a piracema, esses não se deram bem, em sua grande maioria. Contudo, as notícias devem melhorar para quem se aventurar a pescar durante a Semana Santa. Os outros destinos (Pa­racatu, Urucuia e Rio das Velhas) não são recomendáveis, já que por tradição, somente deverão começar a limpar a partir da 2ª quinzena do mês de abril, dependendo ainda do volume de chuvas no período.

Por outro lado, os amantes da pes­­ca de lam­ba­ris vivem o seu me­lhor momento. Pequenos rios e córregos, com menos volume de água, têm seu auge durante o período chuvoso. Com dois ou três dias sem chuvas, a água fica turva e os lambaris alvoraçados. Desta maneira, nesta época, têm-se notícias de grandes pescarias em diferentes destinos, tais como: afluentes do rio Paraopeba na região de Belo Vale, com destaque pa­ra o rio Manso, próximo ao local denominado Bernardas, onde uma turma de La­faiete alugou uma casa, para facilitar as coisas. Muito visitado também o rio do Peixe, próximo a Piracema, lo­cal tradicionalmente bom de lambaris e piaus.

Para aqueles que gostam de se aventurar em locais mais distantes, as opções são: o rio Grande, em vários é locais, e o mais visitado, o córrego dos Veados, próximo à cidade de Dores do Indaiá, lo­cal tido como o paraíso dos lambaris gigantes. Re­al­mente costuma-se dizer que podem existir lam­baris do tamanho dos de lá, mas maior não tem em lugar ne­nhum. Co­mo o pescador não tem limites e al­guns gostam de ser pioneiros e, assim, já têm lafaietenses se aventurando até no rio Quebra-An­zol, localizado próximo à cidade de Araxá, já no triângulo mineiro, a uns 500 Km de distância.

Tudo bem que uma pescaria de lambaris é muito boa, que um lambari frito é um excelente tira-gosto, mas infelizmente ainda temos notícias de pescadores que aproveitam a ocasião e pegam quantidades enormes, che­ga-se a falar em 15, 20 kg de lambaris, que mais do que o prazer, isso deve gerar dificuldades para conservação e distribuição do pescado, se bem que existem notícias de quem pesca até para vender. Mas esse é um problema de conscientização e não adianta a opinião dos outros, depende muito de cada um.

Ronaldo de oliveira

Proprietário da loja Rei do?Rio



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Pesca, no dia 08/04/2016




Comente esta Coluna