Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 14° Agora: 28° Quarta, 08 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,088 Euro agora: R$ 5,463
Cuide bem do seu Pet


Problemas respiratórios nos felinos: entenda as principais consequências



 

Falamos bastante de problemas respiratórios nos cães, principalmente, daqueles que já apresentam questões anatômicas como os cães braquicefálicos (pugs, shih-tzus, por exemplo). Mas, nesta semana, vamos explorar mais sobre esse assunto na rotina dos felinos.

O sistema respiratório dos felinos divide-se em duas partes: superior e inferior. A parte superior é composta pelo nariz, garganta, laringe, enquanto a inferior é formada pela traqueia e os pulmões. Os problemas respiratórios se devem em sua maioria às alergias, a presença de corpos estranhos no trato respiratório, problemas nos dentes, parasitas nos pulmões e infecções. Além disso, os problemas respiratórios podem estar associados às doenças do coração.

É necessário destacar que as infecções são um motivo bem frequente para que os gatos apresentem dificuldades respiratórias. Uma das infecções mais comuns é a rinotraqueíte felina, que é causada pelo vírus da herpes, ou, pelas bactérias bordetella e clamídia. Nesse caso infeccioso, o sinal mais comum é o corrimento nasal, mas também pode-se observar nos animais doentes roncos e quadro de saúde frágil. Por isso, a rinotraqueíte é um problema sério que precisa de acompanhamento do médico veterinário. A vacinação, no início da vida dos gatos, é fundamental para prevenir essa doença.

Outra situação infecciosa preocupante é a pneumonia. Doença causada também por bactérias, os principais sintomas são tosse, dificuldade para respirar, mucosas com descoloração azulada, febre e debilitação do pet. O tratamento da pneumonia é longo e inclui o uso de antibióticos de largo espectro, que protegem os animais por um período maior.

Além disso, várias alergias acometem os gatos, que manifestam-se, gerando muita dificuldade para a respiração dos mesmos, podendo levar até mesmo a asma felina. Certos períodos do ano e o clima podem interferir nesse contexto, principalmente, pela presença de ácaros e fungos presentes nos ambientes.

Como as alergias são diversas, o protocolo de tratamento é realizado de acordo com os sintomas apresentados pelos bichanos que precisarão ser acompanhados pelo médico veterinário dermatologista.
Quanto à ingestão de objetos estranhos, já detalhamos por aqui como o tutor deve proceder para evitar esse tipo de problema (não deixe restos de alimentos, lixos, pequenos utensílios à disposição dos animais). Normalmente, os sintomas nos gatos são tosse e espirros. A maioria dos corpos estranhos ficam presos na nasofaringe, mas eles podem passar pela cavidade nasal, complicando mais ainda o quadro. Se o seu gato estiver nessa situação, é preciso levá-lo ao veterinário imediatamente.

Dessa maneira, podemos concluir, que são diversas as questões de saúde dos felinos que envolvem problemas respiratórios. O que nos leva a considerar sempre as posturas preventivas e de acompanhamento do médico veterinário, por meio dos check-ups regulares. Fique atento.

As infecções são um motivo bem frequente para que os gatos apresentem dificuldades respiratórias



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Cuide bem do seu Pet, no dia 03/11/2023

Hospital Veterinário São Francisco
Jean


Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo - Veterinário especializado em Clínica e Ortopedia
R. Duque de Caxias, 352, Chapada.

Mais informações: (31) 3721-1530 / saofrancisco@cvsf.com.br



Comente esta Coluna

Av. Telésforo Cândido de Resende, 881, sala 501 - Conselheiro Lafaiete - MG - CEP 36.400-056 | (31)3763-5987