Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 14° Agora: 17° Quinta, 16 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,129 Euro agora: R$ 5,560
Renata Assis


De que forma você percebe seu corpo?



Renata Assis
Psicóloga Clínica
CRP 04/47595
Contato: (31) 99902-8947
Email: renata.assisps@hotmail.com
Instagram: @psi.renataassis

A imagem corporal é a nossa representação mental do nosso próprio corpo e de como o percebemos. Essa estrutura envolve sensações, pensamentos e sentimentos relacionados ao corpo. Possui aspectos ambientais sociais e emocionais e é afetada por outros órgãos que permeiam a vida pessoal. Todo o conceito de imagem corporal está intimamente relacionado à vida social, porque a percepção do corpo será afetada pela vivência familiar, ambiente de trabalho, escola, universidade, academias, mídia social, etc. A maneira que nós percebemos corporalmente tem muito a ver com as palavras que escutamos ao longo da vida sobre o nosso corpo, a maneira como nosso corpo foi tocado e olhado ao longo de nossa história.

A imagem corporal é um conceito vinculado à identidade pessoal e tem um impacto direto na vida das pessoas, que constrói e destrói o corpo para satisfação própria e adapta a imagem à sociedade. A relação entre sociedade e insatisfação com a imagem corporal pode levar à baixa autoestima, sentimentos de vergonha (principalmente no caso de exposição física), que podem levar a sentimentos de inadequação ou inferioridade, ansiedade, estresse e alta atenção à aparência.

Percebemos, então, que a formulação da imagem corporal não é algo tão simples. Analiso que as muitas palavras que pacientes trazem para o atendimento caracterizam o corpo como “fora dos padrões” ou um “corpo desregulado e feio”. Podemos pensar que o corpo do paciente que possui distorção da imagem corporal se caracteriza e sublinha aspectos negativos.

Portanto, a capacidade de desenvolver uma atitude positiva em relação a si mesmo, de apreciação e respeito pode ser enfraquecida, e a capacidade de controlar alimentos, gerando comportamento de risco para transtornos alimentares e psíquicos em geral.

Já parou para considerar quantas vezes a sociedade nos pede para mudar a nossa aparência? Como isso afeta você?



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Renata Assis, no dia 08/06/2021

Renata de Assis Pereira


Psicóloga
E-mail: renata.assisps@hotmail.com

Instagram @psi.renataassis



Comente esta Coluna