Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 14° Agora: 16° Sexta, 17 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,129 Euro agora: R$ 5,558
Renata Assis


Autoconhecimento: o que é e como exercitá-lo



A percepção de si mesmo é algo muito mais profundo e tem influência direta nas suas crenças, decisões, comportamentos, objetivos, metas e sonhos

Conhecimento das próprias características, sentimentos e inclinações. E se você está pensando que se conhecer é saber sua cor preferida ou prato predileto, pense outra vez. A percepção de si mesmo é algo muito mais profundo e tem influência direta nas suas crenças, decisões, comportamentos, objetivos, metas e sonhos. A falta de autoconhecimento é o que muitas vezes nos leva a nos tornarmos inseguros, dependentes e até de assumirmos uma personalidade que não é a nossa de verdade apenas porque acreditamos que é o que devemos ser ou o que os outros esperam que sejamos.

Autoconhecimento é compreender com mais profundidade como você funciona internamente. E assim, conhecer seus recursos externos e internos, sua história e padrões comportamentais e tomar as rédeas da sua vida. Esse processo é o que nos leva ao próximo passo: a consciência.

Isso não significa apenas saber quais são seus pontos fortes, ou seus pontos de melhora, por exemplo. Ter consciência e clareza desses fatos é o que torna possível a mudança e as transformações que você deseja de comportamento e de percepção de você mesma e do mundo. A maior parte das respostas para nossas dúvidas estão dentro de nós e autoconhecimento é a forma de fazer as pazes com você mesma.

Como identificar que você precisa trabalhar mais o seu autoconhecimento?

O autoconhecimento é um trabalho eterno. Não é uma montanha cujo objetivo é chegar no pico, mas sim, uma jornada que envolverá momentos difíceis, momentos prazerosos, momentos de dúvidas e certezas. Mas às vezes, estamos tão perdidas de nós mesmas que nem percebemos o quanto autoconhecimento nos falta e o quanto ele seria agente de mudanças na nossa vida se o colocarmos em prática.

Será que você se identifica com algumas características da falta de autoconhecimento?
• Não conseguir ficar sozinha
• Se importa demais com a opinião alheia
• Se comparar
• Insegurança na hora de tomar decisões
• Não vive o presente

Como exercitar o autoconhecimento?
• Se faça perguntas
• Aproveite sua própria companhia
• Diga mais não
• Medite
• Mantenha um diário

Espero que este texto ajude você nesse processo tão importante. Quando nos conhecemos melhor, desenvolvemos a autoconfiança necessária para seguirmos adiante e o resultado do autoconhecimento é uma autoestima fortalecida e clareza dos seus recursos. Autoestima é sobre trilhar seu próprio caminho, ouvir seu coração e conhecer a sua essência. Boa sorte na jornada! Conte comigo se precisar de ajuda.

Renata Assis
Psicóloga Clínica
CRP 04/47595
Contato: (31) 99902-8947
Instagram: @psi.renataassis



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Renata Assis, no dia 25/05/2021

Renata de Assis Pereira


Psicóloga
E-mail: renata.assisps@hotmail.com

Instagram @psi.renataassis



Comente esta Coluna