Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 17° Agora: 26° Sexta, 26 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,126 Euro agora: R$ 5,470
Educação


Professoras, que tal serem felizes?



Se você decidiu ser feliz em 2020, empregada ou desempregada, este texto é para você. Tomou a decisão certa e, por isso, vai conseguir vencer os desafios. O mais importante você já fez: optar pela felicidade. Há três edições tenho escrito sobre você, porque senti seu drama durante o processo de designação no Estado e a incerteza de outras professoras sobre continuarem na escola particular onde trabalhavam. Portanto, naquelas edições eu realcei o lado dramático da sua situação; queria mostrar que estava sentindo o seu sofrimento.
Mas o objetivo não é reforçar o lado ácido e tóxico de sua vida. Ao contrário: quero incentivar você a sair dessa experiência. Se reler os textos anteriores com atenção, vai perceber que insisti para não se abater diante da realidade difícil. Pedi insistentemente que tirasse uns dias para se relaxar, pois todos ganhariam agora com sua energia reno-vada ao retornar à sala de aula. Espero que tenha conseguido ler alguma coisa que dediquei a você e que tenha conseguido praticar algumas das sugestões que apresentei.
Para você, que começou 2020 desempregada, é hora de administrar o momento com sabedoria. Você está diante de uma ótima oportunidade para parar um pouco, pensar, descobrir e escrever num papel outras habilidades que tem além da docência. Tem sensibilidade artística? Gosta de gastronomia? Tem facilidade para ouvir pessoas? Gosta de viajar e de organizar viagens? Tem dons para atividades tradicionais, como corte e costura e bordado? Tem habilidades e destrezas manuais para artesanato? Pense e descubra quantos outros dons você tem e como poderia produzir ótimos resultados para você e tantas pessoas. Precisa perceber que existem formas muito simples e práticas para ser feliz e que todas estão ao seu alcance - ou já nas suas mãos. Só precisa parar um pouco, respirar calmamente e pedir inspiração aos céus. E ela vem. Vem mais rápido do que você pode imaginar.
Posso lhe ajudar um pouco e de forma bastante simples, mas preciso que, antes de tudo, tenha força de vontade e creia em si mesma. Ontem (dia 02), domingo, ao buscar vídeos no YouTube, acabei me deparando com alguns excelentes. Pensei em você e senti que poderia lhe ajudar, sugerindo que também assistisse a algum deles. Mas, como acabei de dizer, precisa agir, movimentar, ligar seu PC ou note e assistir ao que vou lhe sugerir.
Um primeiro vídeo foi de um senhor que se denomina “Clóvis Natureza” e propunha um chá de Tília para salvar as pessoas da depressão. Eis o link - https://www.youtube.com/ watch?v=Wb9LaFJTKBc. Nesse vídeo, ele se diz preocupado com o número enorme de pessoas que vão se deprimir em 2020. Em contrapartida, ele fala do poder do chá da tília para equilibrar os hormônios da alegria. Diz ele: “A depressão suga as nossas energias. Com a depressão a gente deixa de produzir os hormônios da alegria: a endorfina, a dopamina. E sem esses hormônios, meus queridos, a vida não tem graça.” E por aí ele vai... e ensina como preparar e tomar o chá de tília.
Você precisa assistir a esse vídeo. Tomara que não seja o seu caso e que nunca caia na depressão. Eu nunca vivi essa experiência e longe de desejá-la, mas tenho profunda compaixão por quem passou ou está vivendo esse péssimo momento. Por favor, indique este chá a pessoas que estejam precisando, sendo suas amigas ou não. Esteja certa: tudo de útil e saudável que compartilhamos volta para nós em forma de bênçãos e efeitos altamente positivos.
Aos poucos, professora, vai sentir que felicidade é, antes de tudo, uma atitude, uma decisão, a despeito das dificuldades econômicas que você pode estar passando. Quando conseguimos nos manter firmes diante dos desafios, a esperança e a felicidade se renovam e fortalecem como um presente do Universo para nós. Para você testar e experimentar essa realidade, sugiro outro link - https: //www.youtube.com/watch?v=kpGCl63XniE .
Quero que você conheça o Bruno Gimenes e a Aline Schulz, do Canal Luz da Serra. Tenho uma gratidão imensa e profunda ao Universo por ter encontrado os dois no YouTube. Anos atrás, eu diria ter sido por acaso. Hoje sinto intensamente que as realidades e oportunidades na vida não chegam por acaso. Por essa razão, preciso partilhar e compartilhar com vocês as colheitas que estou tendo, depois de plantar sementes durante anos em escolas por onde passei. Os dois chegaram para mim como presente do céu e não é justo que só eu usufrua dessa dádiva.
Eis um link sobre a oração, feito pelo Bruno https://www.youtube.com/watch?v=MsEgFCihKWg. Agora veja este feito pela Aline https://www.youtube.com/watch?v=MsEgFCihKWg . Use seu livre arbítrio e decida acolher ou não o que os eles falam nos vídeos. Se assistir só a estes que selecionei, eu me sentirei feliz por ter lhe ajudado com algumas palavras de incentivo, através deles. O importante é você colocar na cabeça que vai ser feliz e mudar de atitudes, a começar pelas atitudes mentais.
Não vai ser com ‘mi-mi-mi” e reclamações na sala dos professores que vai construir sua felicidade. Com isso, só vai encher seu íntimo de ideias, atitudes e energia negativas. Não vai ser se apegando às suas crenças limitadoras que vai irradiar alegria e ajudar a criar ambiente saudável na sua escola. Percebe o alcance disso tudo? Ainda teremos muito para conversar nos próximos artigos. É hora de ampliarmos nossa consciência cósmica. Vamos nessa, professora? Força! Avante!

José Antônio dos Santos
Mestre pela USFJ e membro da ACLCL
Contato – joseantonio281@hotmail.com



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Educação, no dia 08/02/2020




Comente esta Coluna