Tempo em Lafaiete: Hoje: 31° - 14° Agora: 29° Sexta, 26 de Junho de 2026
Comunidade


Estação de Buarque de Macedo é restaurada e resgata memória ferroviária

Inaugurada em 1893, estrutura passa por recuperação completa e deve se tornar novo espaço cultural do distrito após décadas de abandono



Foto: Divulgação/PMCL


 

A histórica Estação Ferroviária de Buarque de Macedo voltou a integrar a paisagem e a memória da comunidade após a conclusão das obras de restauração, entregues na quinta-feira, dia 25. O imóvel, um dos principais patrimônios ferroviários de Lafaiete, foi recuperado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em uma iniciativa que reúne poder público, iniciativa privada e entidades da sociedade civil para preservar um bem de grande valor histórico e cultural.

Inaugurada em 1893, a estação desempenhou papel importante no desenvolvimento da região ao receber mercadorias e passageiros, contribuindo para a integração de Conselheiro Lafaiete com outras cidades de Minas Gerais. Após décadas sem uso e em avançado estado de deterioração, o prédio recuperou suas características arquitetônicas originais e passa a representar um novo momento para o distrito de Buarque de Macedo.

A restauração foi viabilizada com patrocínio da Gerdau, apoio da Prefeitura de Lafaiete, por meio da secretaria municipal de Cultura, parceria do Ministério Público de Minas Gerais, através da 5ª Promotoria de Justiça, além da atuação da Associação de Buarque de Macedo, da Gestão Cultural, do Pomar e da Associação Ação em Movimentos Artísticos (AMA). O projeto foi realizado pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal.

A cerimônia de entrega reuniu moradores, autoridades, representantes das instituições parceiras e estudantes da Escola Estadual Dr. Antônio Nogueira de Rezende. Um dos momentos mais marcantes foi o abraço simbólico promovido pelos alunos ao redor da estação, reforçando o compromisso das novas gerações com a preservação da história e da identidade cultural do distrito.

A programação também contou com apresentações culturais, narração de histórias e o encerramento do quarteto Choro Uai, de Santos Dumont, que levou ao público um repertório inspirado na tradição musical mineira, valorizando o patrimônio imaterial da região.Além de preservar um importante marco da memória ferroviária, a recuperação da estação abre caminho para novos usos voltados à cultura, à educação e ao turismo. A proposta da comunidade é transformar o espaço em um ambiente de convivência e atividades culturais, com ações destinadas aos moradores, estudantes e visitantes, fortalecendo o patrimônio histórico como instrumento de desenvolvimento local.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 26/06/2026 - 14:00


Comente esta Notícia