Tempo em Lafaiete: Hoje: 31° - 14° Agora: 29° Terça, 23 de Junho de 2026
Saúde


Copa, futebol e saúde: especialista ensina como torcer pelo Brasil sem exagerar na alimentação

Nutricionista Amanda Oliveira destaca opções saudáveis para reunir a família e os amigos durante os jogos sem abrir mão do sabor e do equilíbrio



Foto: Arquivo Jornal CORREIO



Quando a Seleção Brasileira entra em campo, a paixão pelo futebol toma conta do país. Reuniões entre familiares e amigos, petiscos e muita torcida fazem parte da tradição. Mas, segundo a nutricionista funcional Amanda Oliveira, é possível aproveitar esse momento sem descuidar da saúde.

Pentacampeão mundial e dono de uma das histórias mais vitoriosas do esporte, o Brasil sempre fez do futebol uma paixão nacional. E, da mesma forma que os jogadores precisam de preparo físico e alimentação adequada para alcançar alto desempenho, os torcedores também podem fazer escolhas mais equilibradas durante as partidas.

A especialista alerta que os encontros para assistir aos jogos costumam ser acompanhados por alimentos ultraprocessados, ricos em gordura, açúcar e sódio, cujo consumo frequente pode favorecer o ganho de peso, alterações glicêmicas, aumento da pressão arterial e processos inflamatórios. “É possível manter o sabor e o equilíbrio durante a torcida”, afirma Amanda Oliveira.

Entre as opções recomendadas estão chips de legumes assados, preparados com batata-doce, cenoura, abobrinha ou beterraba, além da tradicional pipoca caseira, que pode ser temperada com cúrcuma, páprica defumada, orégano ou queijo parmesão ralado.

Espetinhos caprese, feitos com tomate-cereja, muçarela de búfala e manjericão, também aparecem entre as sugestões. Outra alternativa são os palitos de cenoura, pepino, salsão e pimentão acompanhados por homus de grão-de-bico, guacamole, coalhada temperada ou patê de ricota com ervas.

Castanhas, nozes, amêndoas e amendoim torrado sem excesso de sal são indicados em pequenas porções por fornecerem gorduras saudáveis e antioxidantes importantes para a saúde cardiovascular. Para quem busca algo mais reforçado, a nutricionista recomenda espetinhos com frango grelhado, queijo minas, tomate e azeitonas, além de mini sanduíches integrais recheados com frango desfiado, atum, ricota temperada ou pasta de grão-de-bico.

As sobremesas também podem fazer parte do cardápio. Morangos com chocolate 70% cacau, uvas congeladas, banana com canela e frutas acompanhadas de iogurte natural são algumas das alternativas para satisfazer a vontade de doce sem excessos. Já entre as bebidas, a orientação é priorizar água aromatizada com frutas e hortelã, água com gás e limão, chás gelados sem açúcar e sucos naturais diluídos em água.

Mais do que contar calorias, Amanda Oliveira ressalta que o importante é buscar equilíbrio. “Porque saúde também se constrói nas pequenas escolhas feitas à mesa”, destaca. Ela reforça que é possível torcer pelo Brasil sem abrir mão do prazer. “Afinal, cuidar do nosso maior patrimônio, que é a saúde, é uma vitória que vale todos os dias”, conclui.

Serviço
Amanda Oliveira – Nutricionista
Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional, Fertilidade e Modulação Intestinal
Contatos: (31) 3721-1007 | (31) 9 9799-8600 | (31) 9 9284-2063




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 22/06/2026 - 19:01


Comente esta Notícia