Fotos: divulgação
Ao final da audiência, foi decidido a criação de um grupo de trabalho, que incluirá representantes do poder público, associações e protetores.
Na noite de segunda-feira, 19 de maio, a Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete foi palco de uma audiência pública sobre "Políticas Públicas de Proteção e Saúde Animal", atendendo ao Requerimento Nº 017/2025, de autoria do vereador Pedro Américo de Almeida (PT), Pedrinho, que também presidiu o encontro. O vereador destacou a importância de trabalhar dentro do conceito de "Saúde Única", que integra a saúde animal, humana e ambiental, e ressaltou que um desequilíbrio entre essas áreas pode ter consequências graves para a sociedade. Durante a audiência, representantes de diferentes órgãos, entidades e protetores de animais expuseram as dificuldades e demandas relacionadas à saúde animal. O vereador Pedrinho entregou aos representantes da Secretaria Municipal de Saúde o AnteProjeto de Lei que propõe a criação do SUSAM – Sistema Único de Saúde Animal Municipal, uma iniciativa que visa proporcionar um atendimento veterinário público. Essa proposta, já apresentada em outra audiência, agora será analisada pela gestão atual.
Ele também reforçou a necessidade de reativação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (COMPUA), conforme a Lei Municipal Nº 5.427/2012, proposta respaldada pela protetora Luciana Baeta e pela vereadora Gina Costa.
A veterinária Carla Sássi, do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD), fez uma análise histórica sobre o atendimento aos animais no município, apresentando dados dos últimos 20 anos. Representantes do Corpo de Bombeiros, Capitão Daniel Luiz Rodrigues Guimarães, e da Polícia Militar de Meio Ambiente, 3º Sargento Daniel Alexandre Gomes, explicaram as dificuldades enfrentadas pelos órgãos ao lidar com animais apreendidos, destacando a falta de um local público para cuidados veterinários e guarda desses animais, o que exige a parceria com voluntários da sociedade.
Tatiane Rezende Tavares Lana, Diretora de Vigilância em Saúde, e Andressa Karoline da Silva Ferreira, chefe da Seção de Zoonoses, também estiveram presentes e informaram que está em processo a regularização de um terreno para a construção de um novo Centro de Zoonoses, com a expectativa de que emendas impositivas da Câmara Municipal contribuam para a execução da obra e aquisição dos equipamentos necessários. Além disso, representantes das associações e protetores de animais, como Cláudia dos Santos Guimarães, presidente do Grupo Patinhas, Aline Duarte Amaral, presidente da ALPA (Associação Lafaietense de Proteção aos Animais), Débora de Oliveira Cardoso, coordenadora do Grupo Tampas e Patas, e Felipe Borges, gerente de Vigilância Ambiental e médico veterinário, enfatizaram o alto custo do cuidado com os animais, uma vez que não há atendimento público disponível para isso.
Ao final da audiência, foi decidido a criação de um grupo de trabalho, que incluirá representantes do poder público, associações e protetores, para elaborar e implementar ações integradas, buscando melhorar as políticas de saúde e proteção animal em Conselheiro Lafaiete.
Durante a audiência, representantes de diferentes órgãos, entidades e protetores de animais expuseram as dificuldades e demandas relacionadas à saúde animal
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 20/05/2025 - 18:04