Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
O INSS alerta para possíveis instabilidades no aplicativo, em razão do alto número de acessos, e garante que a Dataprev está monitorando o sistema
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem solicitar a devolução de valores descontados indevidamente em seus benefícios. O pedido pode ser feito desde quarta-feira (14) pelo aplicativo Meu INSS, pelo site meu.inss.gov.br ou pelo telefone 135.
A iniciativa busca reparar prejuízos causados por descontos não autorizados realizados por associações e entidades. Segundo o INSS, cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados na terça-feira (13) sobre a existência desses débitos. A partir da notificação, o cidadão pode consultar a entidade responsável pelo desconto e, se identificar irregularidades, acionar o pedido de reembolso.
O serviço de consulta aos descontos está disponível na opção “Consultar Descontos de Entidades Associativas” no aplicativo. A recomendação é que os usuários criem ou acessem a conta Gov.br, com CPF e senha, para acompanhar todas as informações com segurança.
O INSS alerta ainda para possíveis instabilidades no aplicativo, em razão do alto número de acessos, e garante que a Dataprev está monitorando o sistema. Para ampliar o acesso à população, o governo federal negocia com os Correios a utilização das 8,5 mil agências da rede para atendimento presencial. Além disso, o instituto reforça que não fará contatos por telefone ou SMS. As notificações são realizadas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, a fim de evitar golpes e fraudes. Em caso de dúvidas, os beneficiários podem ligar para o número 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Fonte: Agência Brasil
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 15/05/2025 - 07:20