Fotos: Rafaela Melo
Secretário de Cultura Alex Gomes e Paulinho Demolidor
Na noite desta terça-feira, dia 13, o Museu e Arquivo Antônio Perdigão, em Conselheiro Lafaiete, recebeu o público para a abertura da exposição “Da Seiva ao Ciborgue”, do artista Paulinho Demolidor. A mostra, que integra a programação da 23ª Semana Nacional de Museus, poderá ser visitada gratuitamente até o dia 18 de maio, das 10h às 16h.
Reunindo obras produzidas com materiais reaproveitados, a exposição propõe uma jornada sensível que atravessa espiritualidade, autoconhecimento e crítica social, tudo sob a estética vibrante da cultura urbana. “Essa mostra é uma celebração dos meus últimos dez anos como artista. De 2015 até aqui, foi um processo de libertação, estudo e, principalmente, reencontro com as cores e com a alegria”, afirma Paulinho.
O artista, que define seu processo criativo como uma forma de "colorir a própria vida", destaca que a arte tem se tornado um caminho para o despertar interior. “Espero que quem visite se identifique, que se encontre. Todos nós temos beleza e formas dentro de nós esperando para serem reveladas”, reflete.
Além de emocionar o público com obras carregadas de simbolismo e expressividade, Paulinho também se conectou com os jovens durante visitas escolares ao museu. Segundo ele, os momentos de interação com as crianças foram especialmente tocantes. “Fiquei com os olhos marejados. Ver o brilho nos olhos delas foi mágico. Senti que a semente da arte está sendo plantada.”
O secretário municipal de Cultura, Alex de Souza Gomes Jr., destacou a importância da exposição dentro da proposta da Semana Nacional de Museus, cujo tema este ano é “Museus, Educação e Pesquisa”. “O futuro dos museus está nas crianças. Essa interação com os jovens mostra como nosso passado pode inspirar o museu do amanhã”, pontuou.
Durante o evento de abertura, também foi reinaugurado o Memorial do Congado, que passou a integrar o circuito de visitação do Museu Antônio Perdigão, valorizando ainda mais o patrimônio imaterial da cidade. Paulinho Demolidor mantém seu ateliê na rodovia BR-482, número 1458, no bairro Gigante, onde recebe visitantes para conhecer seu trabalho de criação, restauração e coleção. Ele também compartilha seu processo criativo no Instagram, no perfil @paulinho.demolidor.
A mostra, que integra a programação da 23ª Semana Nacional de Museus, poderá ser visitada gratuitamente até o dia 18 de maio, das 10h às 16h
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 14/05/2025 - 11:01