Foto: Reprodução/ Agência Brasil
A partir desta terça-feira , dia 13, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que sofreram descontos em seus benefícios por meio de associações receberão uma notificação oficial por meio do aplicativo Meu INSS. A mensagem trará os valores descontados e os nomes das entidades envolvidas.
Segundo o INSS, cerca de 9 milhões de beneficiários serão notificados. Os segurados deverão indicar, a partir de quarta-feira,dia 14, se autorizaram ou não os descontos aplicados.
Caso o beneficiário informe que não autorizou, poderá solicitar o ressarcimento dos valores no próprio aplicativo, também a partir de quarta-feira. Os valores passíveis de devolução são referentes ao período de março de 2020 a março de 2025.
Após a contestação, o INSS notificará a associação responsável para que realize o pagamento e apresente a documentação comprobatória da autorização. O beneficiário não precisa apresentar nenhum documento. As entidades terão 15 dias úteis para efetuar o reembolso. Caso não cumpram o prazo, o INSS poderá acioná-las judicialmente.
O instituto reforça que não fará contato por telefone, mensagens SMS ou por meio de intermediários. Toda a comunicação será feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. Para garantir o recebimento da notificação, o INSS orienta que o aplicativo esteja atualizado e com as permissões ativadas para o envio de mensagens. Em caso de dúvidas, os segurados podem entrar em contato com a Central 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Aplicativo Meu INSS: disponível para Android e iOS
Central de Atendimento: 135
Período de ressarcimento: março de 2020 a março de 2025
Prazo para pagamento pelas associações: 15 dias úteis
Com informações do INSS e Agência Gov
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 13/05/2025 - 11:46