Foto: Ludmilla Balduino/ONU-Habitat
Participantes da oficina com moradoras e moradores dos bairros congonhenses Alvorada, Pedreira e Santa Mônica, realizada em 15 de julho
A cidade de Congonhas se prepara para mais um importante passo no processo de revisão do seu Plano Diretor e na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. Nos dias 10 e 11 de junho será realizada a terceira audiência pública da iniciativa Horizontes Congonhas, uma parceria da Prefeitura Municipal com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).
Assim como nas audiências anteriores, a expectativa é de forte participação da comunidade. O encontro será um espaço aberto para debate, esclarecimento de dúvidas e apresentação das propostas consolidadas que vão nortear o desenvolvimento urbano da cidade nos próximos anos. A programação acontecerá das 8h às 17h, em local ainda a ser divulgado.
Entre os temas que estarão em pauta, estão a moradia digna, mobilidade, meio ambiente, resiliência, patrimônio cultural e planejamento urbano. As metas serão discutidas com base em três prazos: ações imediatas após a aprovação do novo plano, metas para 2030 — alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU — e projeções para 2038, ano em que Congonhas celebrará seu centenário.
Durante a audiência, também serão eleitos novos membros do Núcleo Gestor, grupo responsável por acompanhar e colaborar com o processo de construção dos planos. Os eleitos substituirão representantes que passaram a atuar em outros setores.
A preparação para a audiência contou com o seminário Preservação do Patrimônio Cultural, realizado em março no auditório da Romaria. O evento reuniu especialistas e moradores para discutir estratégias de fortalecimento da governança municipal e preservação do rico patrimônio histórico de Congonhas — que é reconhecido mundialmente.
As discussões do seminário, segundo a equipe do ONU-Habitat, formam a base das propostas que serão apresentadas à população na terceira audiência.
A iniciativa Horizontes Congonhas começou em junho de 2024, com a primeira audiência pública. Desde então, foram promovidas 14 oficinas em diferentes regiões da cidade, além de capacitações presenciais e online para o Núcleo Gestor, servidores municipais e interessados da comunidade. A segunda audiência aconteceu em dezembro de 2024, reunindo informações e sugestões da população. Após a conclusão dessa etapa, os textos finais dos planos serão encaminhados pela Prefeitura à Câmara Municipal, com a meta de transformar as propostas em lei.
Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (31) 98397-7655 ou no portal oficial do projeto: https://bit.ly/horizontescongonhas.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 12/05/2025 - 08:28