Crédito: P. de Souza
Nova diretoria toma posse para um mandato de dois anos; padre Geraldo Gabriel, da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, presidiu a assembleia
P. de Souza
Repórter
A Irmandade de Santo Antônio de Queluz elegeu neste sábado, dia 10 de maio, sua nova diretoria para o biênio 2025/2027. O grupo vencedor foi aclamado por cerca de 50 irmãos, que participaram da assembleia, já que não houve apresentação de outras chapas e nem tampouco contestação dos participantes.
Helena Braga de Souza Faria, a Leninha Salgado, será a presidente da Irmandade para os próximos dois anos. Em sua apresentação, ela agradeceu aos seus antecessores, reverenciou a memória do pai João Salgado, dos irmãos falecidos e disse que o foco é restaurar a capela de Santo Antônio, considerada a 2ª mais antiga da cidade, fundada em 1751.
Segundo Leninha, já existe um projeto de recuperação do templo, mas ainda é preciso buscar os recursos, da ordem de R$8 milhões, junto aos órgãos de preservação da cultura. A presidente anunciou, na ocasião, que os Supermercados BH vão doar um carro zero km para ser sorteado e a renda será revertida para a recuperação da igreja.
Salão de festas da capela ficou lotado durante a eleição por aclamação da nova diretoria da Irmandade de Santo Antônio
Leninha pediu a colaboração dos irmãos de Santo Antônio e disse que a nova diretoria está diante de um grande desafio, mas a vontade e a determinação falam mais alto e todos estão cientes das suas responsabilidades. Ao concluir seu pronunciamento, ela convocou os irmãos para participarem ativamente das festividades da Irmandade, cujo ponto alto é a Trezena de Santo Antônio, que acontece de 3 a 15 de junho.
A nova diretoria ficou assim constituída: presidente, Helena Braga de Souza Faria; vice-presidente, Luiz Otávio da Silva; 1º secretário, José das Graças Freire; 2º secretário, Paulo César de Souza Noronha; 1º tesoureiro, José das Graças Freire; 2º tesoureiro, Cláudia Noronha de Almeida; diretor de patrimônio, Luiz Otávio da Silva.
Fundada em 17 de outubro de 1870, a Irmandade de Santo Antônio de Queluz prepara-se para comemorar 155 anos de fundação. Ela é responsável pela administração da capela de Santo Antônio, localizada no bairro do mesmo nome, que deve passar por uma reforma nos próximos meses. A igreja de Santo Antônio é onde está sepultado o corpo do Padre Américo Taitson, benfeitor do Colégio Nossa Senhora de Nazaré. Por volta de 1741, o franciscano Frei Jerônimo benzeu um pedaço de terra, junto ao morro das cruzes, onde hoje se localiza o templo católico.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Maria Teresa, no dia 11/05/2025 - 07:30