Foto: divulgação
A reunião na Câmara teve a participação de vários representantes da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete
O programa de regularização fundiária urbana realizado pela Prefeitura de Conselheiro Lafaiete entra em uma nova fase e deve garantir escrituras gratuitas registradas em cartório para mais de 1.700 famílias. A iniciativa, que abrange 27 núcleos urbanos informais, já concluiu 37% das etapas previstas, com o objetivo de reconhecer o direito à moradia e promover inclusão social e valorização dos imóveis.
A ação foi tema de uma reunião realizada no último dia 6 de maio na Câmara Municipal, com a presença da gerente de projetos da empresa Versaurb, Ludmilla Alves Fernandes, responsável pela execução técnica do programa. Segundo ela, o trabalho começou com voos de drones para a produção de ortofotos e plantas de parcelamento, e atualmente está em curso a busca cartorial para identificar a origem dos imóveis. Em seguida, serão feitas as notificações aos confrontantes, preparação dos documentos e, por fim, o registro das escrituras no Cartório de Imóveis. Participaram da reunião o vereador Pedro Américo de Almeida (presidente da sessão), o secretário de Planejamento, João Paulo Passos, representantes da Procuradoria Municipal, do Conselho de Habitação, líderes comunitários e moradores das áreas contempladas.
Regularização garante direito à moradia e promove dignidade
Durante a apresentação, Ludmilla explicou que a Reurb (Regularização Fundiária Urbana) vai além da entrega de títulos: ela promove melhorias urbanísticas, sociais e ambientais, como implantação de infraestrutura básica (água, luz e esgoto), requalificação de áreas de risco e estímulo à economia local. “Tudo isso valoriza os imóveis, garante o direito à moradia e promove a dignidade dos moradores”, afirmou. O contrato com a Versaurb foi firmado no fim de 2023 e abrange bairros como Guarani, JK, Jardim Europa, Jardim das Flores, Jardim do Sol, Real de Queluz, Santa Terezinha, São Benedito, São Vicente, Paulo VI, Linhazinha, Lima Dias, Gagé, além de ruas como Galdino Esteves de Melo, Jair da Rocha Vieira e José Guilherme Sobrinho.
Moradores ainda podem se cadastrar
Proprietários que ainda não fizeram seu cadastro para participar do programa ainda podem garantir a escritura gratuita de seus lotes. O atendimento é feito pela central da empresa Digisac, pelos telefones (31) 3191-5166 (WhatsApp) e 0800 000 3122, também utilizados para tirar dúvidas e resolver pendências documentais.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 09/05/2025 - 14:20