Tempo em Lafaiete: Hoje: 26° - 15° Agora: 16° Sexta, 09 de Maio de 2025 Dólar agora: R$ 5,658 Euro agora: R$ 6,349
Saúde


Mais Médicos: Lafaiete terá quatro vagas no novo edital federal; inscrições seguem até 8 de maio

Programa oferta mais de 250 oportunidades em Minas e prioriza municípios com menor cobertura médica



Foto: Jerônimo Gonzales/site do Governo Federal/divulgação


Os interessados devem se inscrever até o dia 8 de maio

O Governo Federal lançou um novo edital do Mais Médicos para ampliar o acesso à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). São 3.174 vagas em todo o país, distribuídas entre as 27 unidades federativas. Desse total, 3.066 vagas serão destinadas a 1.620 municípios e 108 para 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

Em Minas Gerais, foram anunciadas 259 vagas em 164 localidades, sendo quatro destinadas a Conselheiro Lafaiete. Além disso, há outras duas vagas para o Distrito Especial Indígena Minas Gerais e Espírito Santo, no município de São João das Missões. O objetivo do programa é fortalecer a presença médica em áreas remotas, com alta vulnerabilidade social e escassez de profissionais.  A cidade com maior número de vagas no estado é Ribeirão das Neves (13), seguida por Nova Serrana (12), Contagem e Betim (8 cada). Entre as localidades contempladas com quatro vagas estão, além de Lafaiete, Poços de Caldas, Sete Lagoas, Mirabela, Varzelândia e Verdelândia.

Distribuição nacional segue critérios técnicos e prioriza regiões vulneráveis

A distribuição das vagas leva em conta dados da Demografia Médica 2025, estudo divulgado recentemente que analisa a proporção de médicos por habitante nas diversas regiões do país. O foco do Mais Médicos é justamente atender as áreas com maior vulnerabilidade e menor cobertura profissional. Do total de vagas, 1.105 estão concentradas no Nordeste, 945 no Sudeste, 419 no Sul, 397 no Norte e 200 no Centro-Oeste. Em Minas Gerais, 52 das vagas estão localizadas em 37 municípios classificados como de alta ou muito alta vulnerabilidade. As vagas são majoritariamente voltadas para cidades de pequeno porte (75,1%), mas também incluem municípios médios (11,1%) e grandes (13,8%).

Profissionais atuarão na atenção básica e terão acesso à formação continuada

Os médicos selecionados para o programa integrarão equipes de Saúde da Família, prestando atendimento básico, realizando acompanhamentos regulares e, quando necessário, encaminhando os pacientes a serviços de média e alta complexidade. Os atendimentos são registrados no prontuário eletrônico (e-SUS APS), promovendo a integração de informações entre diferentes níveis do SUS. Além da atuação direta, o Mais Médicos também oferece oportunidades de formação, como especialização em Medicina de Família e Comunidade, mestrado e doutorado em Saúde da Família. As vagas são divididas em três perfis: médicos com registro no CRM do Brasil, brasileiros formados no exterior e estrangeiros habilitados. Para os dois últimos, é obrigatória a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), que prepara os profissionais para atuar em diferentes realidades do país.

Inscrições abertas até 8 de maio e cadastro reserva garante reposição rápida

Os interessados devem se inscrever até o dia 8 de maio. Em março, o Ministério da Saúde também lançou um chamamento público com a criação de cadastro reserva, permitindo maior agilidade na reposição de profissionais quando necessário. Atualmente, o programa atende cerca de 24,9 mil médicos em 4,2 mil municípios, o que corresponde a 77% do território nacional. A meta é alcançar 28 mil profissionais em atividade. Em dezembro de 2024, o programa bateu recorde de atuação nos DSEIs, com 601 médicos trabalhando em comunidades indígenas.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 07/05/2025 - 17:20


Comente esta Notícia