Fotos: divulgação
Na avaliação final, todos os participantes destacaram a importância da formação continuada, do fortalecimento da identidade negra dentro da Igreja
No dia 3 de maio de 2025, a Capela da Paz, que pertence à Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete, foi palco do 5º Encontro da Pastoral Afro-Brasileira da Arquidiocese de Mariana, um momento marcado por espiritualidade, formação e troca de vivências. A iniciativa esteve em sintonia com o 11º Congresso Nacional de Entidades Negras Católicas (CONENC), previsto para julho deste ano, em Ribeirão das Neves (MG).
A programação contou com assessorias conduzidas por Solange (Região Mariana Norte) e Maju (Região Mariana Leste), que compartilharam reflexões e estudos voltados ao tema do CONENC: "Negros e Negras, Peregrinos da Esperança, Celebrando as Conquistas a Caminho de uma Igreja e uma Sociedade Antirracistas". Além das falas formativas, o encontro foi um espaço de escuta e partilha, onde os participantes de todas as cinco regiões da arquidiocese trocaram experiências sobre o trabalho pastoral voltado à valorização da cultura afro-brasileira. Pela primeira vez, houve a presença de integrantes da Região Mariana Centro, fortalecendo ainda mais o sentimento de unidade e expansão da pastoral.
Outro ponto de destaque foi a articulação para a Peregrinação do Povo Negro, marcada para 7 de junho, em Mariana, dentro do contexto do Jubileu da Esperança 2025. Na avaliação final, todos os participantes destacaram a importância da formação continuada, do fortalecimento da identidade negra dentro da Igreja e da construção de uma comunidade mais acolhedora e comprometida com a justiça social e a promoção da igualdade racial.
"Negros e Negras, Peregrinos da Esperança, Celebrando as Conquistas a Caminho de uma Igreja e uma Sociedade Antirracistas"
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 06/05/2025 - 18:20