Fotos: divulgação
A jovem diretora Ana Cândida, de 23 anos, é natural de Lafaiete e bacharel em Cinema e Audiovisual pelo Centro Universitário UNA
O curta-metragem “Pulsão de Vida”, produzido e totalmente gravado em Conselheiro Lafaiete, estreia na cidade em exibição gratuita no próximo sábado, dia 10 de maio, às 18h, no Solar Barão de Suaçuí. Após as sessões, o público poderá participar de uma roda de conversa com a diretora, integrantes da equipe, profissionais da saúde e a própria Barbara. O filme busca também sensibilizar para a importância da doação de órgãos no Brasil, tema central para quem, como Barbara, aguarda por um transplante.
O documentário tem emocionado plateias por onde passa e já foi selecionado para importantes mostras de cinema no Brasil. A obra marca a estreia da jovem cineasta lafaietense Ana Cândida na direção, e surgiu em 2023 como trabalho de conclusão de curso em Cinema e Audiovisual. O projeto foi contemplado com recursos do Governo Federal, por meio de edital da Lei Paulo Gustavo no município (EDITAL N. 006/2023), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o que garantiu sua finalização profissional com trilha sonora original, legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE), tratamento de cor e som.
Mais do que um filme sobre a dança, “Pulsão de Vida” é um grito de resistência e de esperança. Além da exibição no dia 10 de maio, o projeto prevê outras sessões gratuitas em espaços públicos da cidade, como forma de contrapartida social prevista pela Lei Paulo Gustavo.
A dança como resistência
O documentário narra a trajetória da lafaietense Barbara Costa, bailarina diagnosticada ainda na infância com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), uma doença autoimune que atinge órgãos vitais e a força física. Há mais de 13 anos, Barbara enfrenta sessões intensas de hemodiálise e vive à espera de um transplante.
Mesmo diante dos desafios, ela encontra na dança a força para continuar - uma verdadeira pulsão de vida, como sugere o título da obra. “Cada ser humano nasce com um dom... E entre os primeiros passos aos 7 anos, passando por todos os cambrés, arabescos e pliês, eis me aqui vivendo a dança”, relata Barbara em um dos trechos mais marcantes do filme. A produção utiliza uma linguagem poética e sensível, misturando depoimentos, imagens de arquivo, registros da rotina e coreografias. Mais do que contar uma história de superação, o filme provoca reflexões sobre o corpo em movimento, a força do impulso vital e a importância da arte como instrumento de transformação pessoal e social.
De Lafaiete
Natural de Conselheiro Lafaiete, Barbara começou a dançar aos 7 anos, na escola Academia Movimentos. Estudou Ballet Clássico na Royal Academy of Dance (CEFEC) e também com Raquel Laranjo, em nível avançado. Participou e foi premiada em diversos festivais em Minas Gerais e foi destaque na escola Passo da Arte, onde também atuou como professora e coreógrafa. Já o filme, que nasceu no interior de Minas, tem percorrido diversos festivais nacionais. Em 2024, foi selecionado para a 18ª Mostra Internacional CineBH, a 2ª Mostra Cine RMBH, o 19º FIM – Festival Imagem-Movimento e a 4ª Mostra Mais Que Amigos. Em 2025, estreou no Festival Elas nas Telas, em Belém do Pará. “Pulsão de Vida” acaba de ser convidado para participar da Mostra Literária Lafaiete – MOLIETE, em setembro.
Ana Cândida: um novo nome no cinema mineiro
A jovem diretora Ana Cândida, de 23 anos, é natural de Lafaiete e bacharel em Cinema e Audiovisual pelo Centro Universitário UNA. Formada também em produção criativa pela Mostra de Cinema de Tiradentes e assistência de direção pela CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, ela já começa a trilhar um caminho promissor no audiovisual. Em 2023, seu curta “Efêmero” foi selecionado para a Mostra Livre do Festival do Minuto, o maior festival de vídeos da América Latina. Em 2025, assinou a direção de fotografia do curta “Nada de Novo Debaixo do Sol”. Atualmente, Ana Cândida trabalha na Assistência de Produção do Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e desenvolve projetos pela sua produtora independente Cafezinho Filmes.
Serviço:
Pulsão de Vida
Exibição em 10 de maio de 2025 – Sábado.
Horário: 18h.
Local: Solar Barão de Suaçuí.
Entrada franca.
Ficha técnica
Pulsão de Vida
Elenco: Barbara Costa
Direção/Roteiro/Montagem: Ana Cândida.
Produção/Som: Gabriel Bispo
Fotografia: Arthur Costa
Trilha sonora: Alexandre Rezende
Pós-produção: Thiago Amado.
Produção Executiva: Marluce Albino
O documentário narra a trajetória da lafaietense Barbara Costa, bailarina diagnosticada ainda na infância com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)
Barbara enfrenta sessões intensas de hemodiálise e vive à espera de um transplante
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 04/05/2025 - 15:58