Foto: Prefeitura de Congonhas
A iniciativa homenageou o escritor Monteiro Lobato
A 1ª Semana de Leitura de Livro Infantil, promovida pela Biblioteca Pública Municipal Djalma Andrade, mobilizou alunos da rede municipal de ensino com atividades lúdicas, culturais e educativas voltadas ao estímulo da leitura. Realizada no fim de abril, a iniciativa homenageou o escritor Monteiro Lobato, cuja obra influenciou gerações e marcou presença na programação com leituras e apresentações inspiradas no universo do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Na biblioteca, a abertura diária foi dedicada à biografia do autor, seguida por contação de histórias, como o livro “A ararinha do bico torto”, de Walcyr Carrasco, além do Bibliokê, que uniu literatura e música. O teatro de fantoches, encenado por professores do projeto Arte na Escola, encantou o público infantil e reforçou o papel da ludicidade no incentivo à leitura desde os primeiros anos. Nas escolas, cada unidade desenvolveu suas próprias atividades. Na Escola Municipal Lucas Estevão Monteiro, alunos receberam a escritora congonhense Wanda Lúcia de Freitas, homenageada pela biblioteca escolar. Durante o encontro, a autora compartilhou experiências e respondeu a perguntas das crianças sobre o processo de criação e publicação de livros, despertando nelas o interesse pela escrita.
Já na Escola Municipal João Olynto Ferraz, a programação contou com oficina de dobradura, sorteios e a apresentação de “O Canguru Voador”, feita por Regina Bahia, fundadora do grupo Boca de Cena. Destaque também para o momento interativo “Torta na Cara Literária”, que avaliou de forma divertida o conhecimento dos estudantes sobre os livros lidos. Para a gerente da Biblioteca Municipal, Nadja Martins, o projeto cumpriu seu papel: “As crianças se envolveram, interagiram com personagens e autores, e muitas não queriam ir embora. Isso mostra como a leitura pode transformar a relação delas com o conhecimento desde cedo”.
A Biblioteca Pública Djalma Andrade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua Padre Antônio Corrêa, 163, no Centro de Congonhas. O empréstimo de livros é gratuito mediante cadastro com documento de identidade e comprovante de residência.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 03/05/2025 - 16:20