Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 12° Agora: 14° Domingo, 04 de Maio de 2025 Dólar agora: R$ 5,652 Euro agora: R$ 6,390
Comunidade


Quais as principais áreas de atuação para um gastrônomo?

Conheça 6 áreas diferentes que vão além do chef de cozinha



Foto: iStock/ Serdiuko


A gastronomia possui um leque muito maior de profissões e áreas de atuação.


A gastronomia é uma área que possui uma grande variedade de possibilidades de carreira, desde o desenvolvimento de produtos alimentícios até o atendimento ao cliente. No imaginário popular, a gastronomia é, muitas vezes, vista apenas como o chef de cozinha durão que comanda uma cozinha caótica em restaurantes de elite. Na realidade, a gastronomia possui um leque muito maior de profissões e áreas de atuação. Confira algumas das principais delas.

Chef profissional
Também chamado de chef de cozinha, ou chef executivo, este é o cargo mais alto em uma cozinha profissional. O chef coordena todos os integrantes da equipe de cozinha, cria os menus do restaurante, supervisiona a produção de cada pedido, bem como faz ajustes de temperos, tempos de cozimento, molhos, etc. Em muitas cozinhas, existe o cargo de sous-chef (ou sub-chef), que fica abaixo do chef e faz o acompanhamento de perto de determinadas praças em cada cozinha (cada praça é uma estação de trabalho, como a área das carnes, de produção de massa, de saladas, etc.). Além disso, o sous-chef tem autonomia para substituir o chef na sua ausência.

Panificação e confeitaria
A área de panificação e confeitaria é uma das mais extensas dentro da gastronomia, desde a produção e o desenvolvimento de bolos e tortas até pães e doces para festas. O chef de confeitaria pode atuar em uma cozinha profissional elaborando as sobremesas, em uma confeitaria, ou mesmo em padarias, na área de produção de doces.   Assim como na confeitaria, o especialista em panificação pode atuar em cozinhas profissionais no preparo de entradas, tortas e pães. Além disso, também pode ser requisitado em serviços de catering, buffets e hotéis.

Personal chef
Também conhecido como chef particular, esse profissional pode ser responsável pelas refeições de uma família ou grupo de pessoas, como, por exemplo, políticos, celebridades, equipes empresariais, famílias com algum tipo de necessidade especial, etc. O personal chef fica incumbido de escolher o cardápio semanal, executar a compra dos ingredientes e produzir os pratos.

Gestor de estabelecimentos
Muitos profissionais da área da gastronomia se descobrem como bons gestores de estabelecimentos, como restaurantes, bares, padarias e confeitarias, pois parte da grade curricular da faculdade de gastronomia é voltada para a gestão de negócios.

Consultor gastronômico
Outra área muito importante é a da consultoria gastronômica. Muitos estabelecimentos acabam necessitando da ajuda de um profissional especializado em consultoria para remodelar o cardápio, a apresentação e até mesmo a gestão do seu negócio, para que se torne mais eficiente, melhore a experiência dos consumidores e tenha destaque na área.

Bartender
A mixologia (estudo e criação de bebidas) é outra área importante e muito impactante da gastronomia. Todo e qualquer restaurante, bar, pub ou empresa de catering que oferece bebidas alcoólicas precisa de um bartender com conhecimento e técnica para executar as receitas dos drinks, dos mais simples aos mais complexos, sempre com a mesma qualidade e apresentação adequada. Em muitos cursos de gastronomia, há especializações em mixologia para quem quer se aprofundar no assunto.

 

 

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 02/05/2025 - 19:20


Comente esta Notícia