Foto: Freepik
A Prefeitura de Congonhas informou que um coletor de lixo foi atacado por um cão da raça pitbull na manhã de terça-feira (29), no bairro Leopoldino Barbosa. O animal, que fugiu de uma residência na rua Mateus Eduardo Gomes juntamente com outro cão da mesma raça, feriu Paulo Sérgio Terra, funcionário da empresa Quantum Engenharia, prestadora de serviços de limpeza urbana no município.
A vítima foi socorrida pelo SAMU e encaminhada ao Hospital Bom Jesus com arranhões no braço, corte na perna e ferimento na cabeça devido à queda durante o ataque. Após atendimento e sutura feita pela equipe de cirurgia da unidade hospitalar, Paulo Sérgio recebeu alta ainda na tarde de terça-feira. A rápida recuperação foi favorecida pela sua cobertura vacinal contra a raiva. Na manhã de quarta-feira (30), uma vistoria técnica foi realizada no local por equipes do Corpo de Bombeiros, Diretoria de Vigilância em Saúde e Gerência de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais. A tutora dos cães foi orientada sobre medidas de segurança, cuidados com os animais e saúde pública.
Como os cães estavam com a vacinação contra a raiva em atraso, foi determinada a aplicação da dose no PSF Joaquim Murtinho no dia 24 de maio, além da obrigação da vacinação anual. O cão agressor deverá permanecer preso em canil por dez dias, sob observação de qualquer alteração comportamental. Em caso de sintomas suspeitos, o Setor de Zoonoses deverá ser acionado imediatamente. O animal também foi incluído no cadastro para futura castração na Unidade de Vigilância de Zoonoses. A Secretaria de Saúde acompanhará o cumprimento das medidas. O portão da residência, por onde os cães escaparam, deverá ser reparado imediatamente, conforme orientação da Prefeitura.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 30/04/2025 - 16:57