Tempo em Lafaiete: Hoje: 26° - 16° Agora: 17° Quarta, 30 de Abril de 2025 Dólar agora: R$ 5,619 Euro agora: R$ 6,390
Saúde


Vacinação contra influenza é ampliada para todos os mineiros a partir de 6 meses

Medida do Governo de Minas busca conter avanço de doenças respiratórias no outono



Foto: Fábio Marchetto/SES/Agência Minas


A recomendação é que a caderneta de vacinação seja atualizada durante atendimentos nas unidades de saúde

Desde sábado (26/4), toda a população mineira com mais de seis meses de idade pode receber a vacina contra a influenza. A ampliação do público-alvo foi oficializada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), com a publicação da Deliberação CIB-SUS/MG nº 5.185/2025 no Jornal Minas Gerais. A decisão visa reduzir a incidência de síndromes gripais durante o outono, período marcado pela maior circulação de vírus respiratórios. "A vacinação é a principal forma de prevenção. Por isso, decidimos estender a campanha para proteger um número ainda maior de pessoas", afirmou o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi.

A Secretaria orienta que a população procure os pontos de imunização mais próximos, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), vacimóveis ou postos itinerantes montados em locais estratégicos. A recomendação é que, sempre que possível, a caderneta de vacinação seja atualizada durante atendimentos nas unidades de saúde.

As diretrizes da nova fase da campanha incluem a ampliação do horário de funcionamento das salas de vacinação — inclusive durante fins de semana e horários de almoço — além da organização de ações específicas para grupos em situação de vulnerabilidade, como pessoas em situação de rua, comunidades quilombolas e indivíduos privados de liberdade. A Resolução SES/MG nº 10.094/2025 também determina que os municípios garantam o fornecimento de insumos e a presença de profissionais habilitados para aplicação das doses. O registro ágil da vacinação é apontado como essencial para garantir o abastecimento contínuo. A SES-MG reforça que a distribuição das vacinas depende do envio dos imunizantes pelo Ministério da Saúde.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 29/04/2025 - 17:20


Comente esta Notícia