Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 19° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Região


Escola de Samba Acadêmicos da Jacuba retorna após décadas e promete emocionar o carnaval de Congonhas



foto: arquivo prefeitura de Congonhas

 

Após 26 anos afastada das festividades carnavalescas de Congonhas, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Jacuba retorna ao cenário do carnaval. A escola, tradicional do "morro" da Basílica, sempre foi conhecida por reunir centenas de apaixonados pela folia.

O aguardado desfile está marcado para o sábado de carnaval, no dia 10 de fevereiro, às 20h, na avenida Marechal Floriano. A escola traz consigo uma rica história no carnaval congonhense, tendo conquistado o título de campeã do carnaval de 1978 em sua primeira apresentação na avenida. O samba-enredo vitorioso foi "Exaltação a Tiradentes", de autoria de João Nicolau de Souza. Sob a presidência de José Patrocínio, uma figura reconhecida na cidade, a Jacuba acumulou quatro troféus em oito desfiles e até teve a honra de receber Neguinho da Beija-Flor em um de seus animados ensaios, que costumavam reunir toda a população na Alameda das Palmeiras.

A história também é marcada pela rivalidade com a Unidos da Matriz, uma competição que ultrapassou os limites locais e chegou ao carnaval belo-horizontino, onde ambas as escolas desfilavam na avenida Afonso Pena. A rivalidade foi tão intensa que, somente em 1981, as duas escolas se uniram quando a Mocidade, do Centro, recebeu o título de campeã, gerando descontentamento. A Matriz e a Jacuba ficaram contra a Mocidade, resultando em um episódio marcado por protestos na avenida.

A volta da escola promete resgatar não apenas a tradição da escola, mas também memórias de uma época em que a paixão pelo carnaval de Congonhas mobilizava a comunidade, envolvendo mulheres costureiras que se dedicavam incansavelmente para confeccionar as fantasias que abrilhantavam os desfiles. A presença da Jacuba neste carnaval representa não apenas um retorno esperado, mas também um capítulo especial na história festiva.

 

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 18/01/2024 - 18:20


Comente esta Notícia