Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 19° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Região


Congonhas: Parque Natural da Romaria, financiado pelo PAC em 2018, está prestes a ser entregue à população



foto: prefeitura de Congonhas

 

A cidade de Congonhas está prestes a receber uma adição significativa ao seu patrimônio cultural e ambiental: o Parque Natural Municipal da Romaria. Com um projeto que visa integrar o meio natural ao edificado, a iniciativa da prefeitura promete trazer benefícios tanto para os residentes locais quanto para os turistas que visitam a cidade. O parque recebeu a verba na gestão passada, em 2018, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento(PAC) das Cidades Históricas do Governo Federal.  

Localizado em um complexo cultural que abrange o Museu Congonhas, a Alameda Cidade Matosinhos de Portugal e o conjunto barroco da Basílica do Bom Jesus de Matosinhos, o Parque Natural da Romaria se destaca pela sua proposta única de oferecer um espaço para a prática de exercícios físicos aliada à preservação ambiental.

O grande diferencial do parque é a integração harmoniosa entre o meio natural e as estruturas construídas, proporcionando não apenas oportunidades para atividades físicas ao ar livre, mas também contribuindo para a preservação da biodiversidade local. O circuito de trilhas, cuidadosamente planejado, oferece aos visitantes a oportunidade de explorar a beleza da vegetação nativa, que será recomposta e preservada ao longo do tempo.

Com uma extensão de aproximadamente 30.447,50 m², o parque abriga uma variedade de vegetação de mata atlântica, apresentando resquícios de espécies nativas e a presença de espécies exóticas na região. O projeto arquitetônico do Parque Natural da Romaria inclui diversas estruturas, como recepção, portaria, decks de madeira, banheiro seco com bacia de evapotranspiração, orquidário, borboletário, cobertura multiuso, relógio analemático e anfiteatro.

A iniciativa tem como objetivo não só proporcionar um espaço de lazer para os moradores de Congonhas, mas também ampliar o tempo de permanência dos turistas na cidade, oferecendo um local diferenciado para visitação. O investimento na preservação do meio ambiente local, aliado à criação de espaços culturais e de lazer, reforça o compromisso da Prefeitura em promover o desenvolvimento sustentável da região.

A expectativa é de que o Parque Natural Municipal da Romaria seja não apenas um ponto de encontro para a comunidade local, mas também um atrativo turístico que destaque Congonhas como um destino cultural e ambientalmente rico. O empreendimento, com sua proposta inovadora, promete encher os olhos dos congonhenses e visitantes, proporcionando uma experiência única de integração entre o homem e a natureza.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 11/01/2024 - 17:20


Comente esta Notícia