Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 16° Domingo, 28 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Pescaria


Congonhas: Semana Cultural destaca educação e valorização do patrimônio com enfoque na pedra-sabão



foto: prefeitura de Congonhas

 

A prefeitura de Congonhas, por meio da Diretoria de Patrimônio Histórico/Seplag e Secretaria de Educação, destacou-se na promoção de atividades educativas de grande significado durante a Semana de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural de 2023. O foco dessas iniciativas foi direcionado aos alunos da Escola Municipal Fortunata de Freitas Junqueira, proporcionando-lhes uma experiência enriquecedora centrada no uso da pedra-sabão.

Escolhidas estrategicamente pela sua proximidade com o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, as turmas participaram ativamente de ações voltadas à preservação das icônicas esculturas dos 12 Profetas, magistralmente esculpidos em pedra-sabão por "Aleijadinho", o patrono das artes do Brasil. Ao longo do ano, a aplicação de biocidas visou a remoção de liquens das esculturas, e especialistas apresentaram relatórios minuciosos sobre o estado atual da pedra, sugerindo ajustes essenciais para a conservação apropriada.

Além das esclarecedoras aulas ministradas pelo professor e geólogo Antônio Gilberto Costa, a equipe técnica encerrou as atividades com uma visita enriquecedora ao ateliê do escultor Raul Santiago. Este último representante ativo do ofício em Congonhas compartilhou sua vasta experiência, permitindo que os alunos manuseassem ferramentas e compreendessem as intricadas técnicas de escultura em pedra-sabão. O artista também apresentou seu notável portfólio, evidenciando não apenas réplicas dos Profetas, mas também suas próprias criações, disseminadas pelo Brasil e outros países.

A nobre iniciativa, além de preservar e revitalizar a tradição da escultura em pedra-sabão na região, busca estabelecer uma conexão única entre o passado representado por Aleijadinho e as futuras gerações, utilizando Raul Santiago como um elo essencial nesse processo.

A respeito de "Aleijadinho" e sua relevância para Congonhas, vale destacar que Antônio Francisco Lisboa, nascido em Vila Rica, é reverenciado como a referência na produção de arte barroca no período colonial brasileiro. Seu legado, que inclui esculturas em pedra-sabão dos 12 Profetas na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, é uma peça fundamental na rica história artística de Minas Gerais.

A cidade de Congonhas, também conhecida como a "Cidade dos Profetas", celebrou com orgulho seus 85 anos de emancipação política em 18 de dezembro de 2023.

Texto: Daniel Palazzi e Hayslla Santana – Colaboração da Diretoria de Patrimônio Histórico
Foto: Hugo Cordeiro




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 19/12/2023 - 07:20


Comente esta Notícia