Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 23° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Comunidade


Estação Ferroviária de Lafaiete recebe exposição "Encontros e Despedidas" a partir de domingo



foto: Turismo em Minas Gerais - Museu Ferroviário

 

A Estação Ferroviária de Conselheiro Lafaiete se transformará em um palco vibrante de cores e emoções com a inauguração da exposição "Encontros e despedidas" no domingo dia 22 de outubro, a partir das 10h. O projeto Arte nas Estações, que já encantou os amantes da arte com três exposições do Museu Internacional de Arte Naïf, agora traz à luz o talento dos alunos das oficinas de pintura conduzidas pelo renomado artista visual Hélcio Queiroz.

Idealizado pelo carioca colecionador e gestor cultural Fabio Szwarcwald, sob a curadoria cuidadosa de Ulisses Carrilho, o projeto Arte nas Estações marcou sua presença entre fevereiro e setembro de 2023 com três mostras itinerantes simultâneas, cativando as cidades de Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto e Congonhas com suas fascinantes exposições temáticas: Sofrência, A ferro e fogo e Entre o céu e a terra.

O ponto focal do projeto, entretanto, foi o esforço colaborativo para fortalecer o vínculo entre a comunidade local e as maravilhas da arte. Sob a supervisão das educadoras Janaína Melo e Jana Janeiro, o programa educacional ofereceu oficinas de pintura, transformando a estação em um ambiente de aprendizado e expressão artística.

As oficinas de pintura, realizadas em dois domingos consecutivos, iniciaram com uma visita às exposições em exibição, seguidas por aulas introdutórias sobre os fundamentos da pintura. Os participantes foram encorajados a explorar temas variados, resultando em uma coleção diversificada de trabalhos que representam desde paisagens serenas até abstrações expressivas.

Hélcio Queiroz, emocionado com a dedicação e entusiasmo dos participantes, observou: "Com ou sem experiência, a grande maioria permitiu-se experimentar a arte da pintura, inspirada pelas obras em exposição. As tardes de domingo na estação de Lafaiete passavam tão rapidamente quanto os trens ao lado. A plataforma, símbolo de encontros e despedidas, tornou-se o espaço de descoberta da pintura e da criatividade presentes em todos nós."

Ulisses Carrilho, o curador do Arte nas Estações, expressou seu contentamento: "É um privilégio testemunhar uma mostra que é o resultado não apenas do aprendizado mútuo, mas também do desejo ardente de criar."

A exposição "Encontros e despedidas", aberta ao público neste domingo, reúne uma notável coleção de obras de diversos artistas locais, incluindo Angelo Messias Narciso, Ana Cristina Souza, Ana Paula, Aparecida Lourdes Félix e muitos outros, cada um contribuindo com sua perspectiva única para o vibrante mosaico artístico da região.

O projeto é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com a realização da RKF Consultoria e apoio da Sherwin-Williams e do educativo da Fundação Hees. Com suas cores vibrantes e criatividade transbordante, "Encontros e despedidas" promete ser uma experiência visual inesquecível para todos os apreciadores de arte e cultura.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 500 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 19/10/2023 - 10:20


Comente esta Notícia