Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 14° Agora: 28° Segunda, 20 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,100 Euro agora: R$ 5,537
Comunidade


Lafaiete: infestação de pombos e queda de forro em escola preocupam pais e moradores do Rancho Novo



Fotos: Divulgação

 

Moradores do bairro Rancho Novo, em Lafaiete, procuraram a Reportagem do Jornal CORREIO e CORREIO Online, em busca de uma solução para um problema que preocupa, principalmente, pais de crianças que estudam na escola municipal Padre José Lobo da Silveira.  O  presidente da Associação do Centro de Ação Comunitária dos Moradores do Rancho Novo e Alto da Varginha, Jorge Moreira Carneiro Filho,disse que o local está infestado de pombos, oferecendo riscos de contaminação, ao alunos, servidores e população. Jorge Moreira informou que já denunciou a situação para a Secretaria Municipal de Educação (Semed), aos vereadores e  ao Ministério Público.

Queda do forro

Na segunda-feira, dia 16, uma parte do forro caiu e os alunos tiveram que assistir  as aulas em outro local. De acordo com o presidente da associação, outra situação que preocupa os moradores é a estrutura precária do posto de saúde.  

Prefeitura

Um ofício foi enviado à assessoria de comunicação da prefeitura, mas até o fechamento desta matéria não havíamos obtido resposta. Em julho, a secretaria de Educação manifestou através do Ofício Gerência Administrativa  nº 638/2023, que no dia 21 do mesmo mês, seria realizado o serviço de aplicação de repelentes para tentar impedir a presença dos animais.

Ação dos vereadores

O vereador Pedro Américo (PT) informou que esteve na localidade em agosto:  “ No dia 1º de agosto, visitei a escola Padre José Lobo da Silveira e a unidade de saúde do Rancho Novo.  Oficiei o executivo e denunciei na reunião  da Câmara Municipal, a situação precária do forro e a infestação de pombos. Este final de semana o forro da escola cedeu e, por benção de Deus, não estava tendo aula. Providências precisam ser tomadas urgentes”, disse Pedrinho.

Damires Rinarlly (PV) esteve no bairro, no mês de maio. Segundo a vereadora, durante a inspeção, foi encontrado ninhos de pombos dentro do forro do teto. Com base na situação, Damires protocolou o ofício de nº 160/2023 na secretaria de Educação solicitando a retirada do grande volume das aves,  de uma colmeia de abelhas, que estava alojada no local, além da troca da calha de água da chuva. “A presença dos pombos causa diversos transtornos, principalmente à saúde das crianças e das servidoras que atuam no local. Pude notar a presença dos animais não só dentro do forro do teto das salas, mas também nas estruturas do refeitório. A situação é extremamente perigosa e insustentável”, ressaltou Damires.

Um requerimento do vereador Oswaldo Barbosa (PV), aprovado no mês de junho, também pedia providências. “A escola e a creche do bairro, funcionam no mesmo imóvel  e estão infestados de pombos e o posto de saúde precisa de reparos urgentes”, concluiu o vereador.

Ministério Público

Em resposta ao ofício enviado, pela Reportagem, o Ministério Público informou que intervém neste tipo de situação, somente após as instâncias ordinárias, como a prefeitura, terem sido procuradas e não adotarem as medidas para correção do problema. 

No caso, o MP não recebeu notícias sobre eventual omissão da administração pública municipal em resolver o problema mencionado. 

A comunidade afetada pode apresentar reclamação, acompanhada da documentação demonstrativa do problema, para que seja instaurada a apuração competente. 

 

 

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 18/10/2023 - 12:51


Comente esta Notícia